Barcelona 8 x 0 Santos, qual o real aprendizado?

Gol

Olhando para o resultado, parece que foi fácil demais, uns poderão dizer que foi sorte, outros ainda, dirão que foi um acidente de percurso e para alguns foi obra do acaso, mas na verdade a justificativa é um conjunto de realizações, trabalho sério, competência, gestão, dedicação, estratégia, comprometimento, recursos humanos, inovação, razão e emoção, realizações estas, que todas as empresas vencedoras precisam executar.

O Barcelona sempre teve grandes equipes, conquistou vários títulos, marcou seu nome no futebol internacional como uma das melhores equipes do futebol mundial, esteve também no decorrer da sua história quase falido.

Porém a partir de 2003, quando uma nova e inovadora diretoria assume o Barcelona, toda esta realidade começou a mudar, partindo do que tinha de melhor para o aperfeiçoamento contínuo e para a qualificação, procurando entender e compreender os erros anteriores para eliminá-los e construir não só um grande clube de futebol, mas acima de tudo mostrar que só existe um grande time de futebol, como só se existe uma grande empresa, se tiver por trás uma excelente e inovadora gestão administrativa.

Precisamos entender que em todas as atividades humanas, há uma lógica que as move e as controla, uma lógica que age de maneira mais ou menos oculta, mais ou menos observável. Portanto, quem quiser ter sucesso em alguma atividade deverá identificar e compreender a lógica que existe por trás dela, reinterpretá-la e adequá-la às novas realidades e desafios. Identificar e compreender a lógica que existe por trás de uma determinada atividade à qual se quer acessar é o mínimo básico e necessário, o diferencial e inovador é reinterpretá-la.

Portanto, se quisermos ter uma equipe campeã, uma equipe que tenha possibilidade de ganhar campeonatos e mercados de forma periódica e recorrente, devemos trabalhar com firmeza para ter um clube ou uma emprea grande, que gere receitas suficientes para contratar e/ou formar o melhor talento futebolístico ou empresarial disponível. E isso se faz trabalhando duro, administrando com bons critérios, com estratégias inovadoras e gestão participativa, com o mesmo senso comum que utiliza o diretor de uma grande corporação multinacional, ou o comerciante da esquina, pois isso nada te a ver com acaso.

O Barcelona com sua nova diretoria também passou a focar o negócio futebol no seu todo, ou seja, em que negócio estamos. Que produto vendemos? Vender futebol é vender entretenimento, mas um entretenimento diferente do cinema e do teatro por exemplo, um entretenimento onde as pessoas querem ganhar para depois comemorar, mexe com a emoção de uma forma muito forte, tem pessoas que nem jantam quando seu time perde.

Outros fatores importantes são as estratégias, como jogam, formação de talentos, trazer talentos, procurar vantagens competitivas, posicionamentos da marca. A formação de um time vencedor, com compromisso, equilíbrio, talento, o desenvolvimento de um time dentro e fora do campo.

Outro fator bem estudado e aplicado pelo Barcelona é a liderança, o carisma, processo de formação da equipe através de um líder de características positivas, com liderança compartilhada, ou seja, trabalho em equipe desde a liderança, presidente, diretoria, colaboradores, comissão técnica e jogadores comprometidos com o objetivo final, buscando a cada dia a excelência profissional no campo futebol e no campo gestão. Líderes como Frank Rijkaard e Pep Guardiola deram a esta equipe o toque de classe com que a faz jogar por música, com um toque de bola jamais visto, que envolve os seus adversários.

Mais um fator essencial para todo este sucesso chama-se recursos humanos, recrutar com critério em todos os setores, ter pessoas comprometidas e envolvidas com o sucesso do clube e da marca, proporcionando aos torcedores e fãs momentos de alegria, momentos mágicos, pois ver o Barcelona jogar, é sem dúvida um momento mágico, o tempo passa rápido, quando o jogo termina você fica com a sensação de ter assistido pouco, quer sempre mais. Inovação e a medida certa entre razão e emoção, são mais dois fatores que fazem este clube de futebol ser o sucesso de público e de bilheteria que é a muito tempo e deve permanecer assim por longo período, desde que este modelo de gestão continue e mais que isso, se atualize sempre, buscando  “voltar para o futuro”, isso também devemos ter em mente em nossas empresas, estar sempre voltando ao futuro, agir antes, se antecipar a necessidade e ao gosto do cliente, mudar para melhor, mudar para encantar, como o Barcelona encanta.

Olhando para tudo isso, o resultado acima, nos mostra o quanto o futebol brasileiro está atrasado em relação ao mundo atual, clubes que são de fato profissionais, estamos perdendo feio na gestão, na administração, no planejamento, na forma de jogar, no padrão de jogo, na parte física. Precisamos de fato ter nos clubes uma gestão profissional e não mais uma gestão amadora, onde a grande maioria dos clubes vivem endividados e sem receitas. Falta também respeito com os torcedores. Enfim, para chegarmos ao nível de clubes como Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique por exemplo, precisamos de uma repleta reestruturação em nosso futebol, antes que seja tarde.

Olhando agora para o nosso mundo empresarial, estamos agindo como os clubes brasileiros ou como os clubes internacionais. Nada aqui contra o Santos, muito pelo contrário, o Santos é um clube de grande tradição no futebol brasileiro e mundial, mas como todos os clubes brasileiros, tem uma gestão amadora e pagou um preço alto por isso. Não deixe também sua empresa pagar este preço.

Para quem deseja se aprofundar mais no tema, é só comprar o livro: A bola não entra por acaso.

Um grande abraço e uma ótima leitura a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *