Você Líder, Elogia seus Liderados?
Tem sido cada vez mais comum recebermos reclamações de liderados dizendo que seus líderes só fazem críticas e nunca elogiam, e que normalmente essas críticas são feitas em grupo e quase não existe feedback individual.
Sabemos que vários fatores tem contribuído com esse tipo de comportamento, que é sem dúvida errado e vai de forma contrária ao que se espera do líder atual e moderno.
Em momentos de crise, principalmente como temos enfrentado no Brasil, é normal aumentar a pressão por resultados, porém. esta pressão precisa ser bem administrada e passada adiante como de fato metas necessárias de se conquistar, mas para isso, é preciso saber se estruturar e não querer abraçar o mundo, pois se a demanda for maior que a estrutura, os resultados não vão aparecer, o clima ficará tenso, carregado e a desmotivação vai tomar conta da equipe. Vejo muitos líderes não preparados para este novo momento, não sabendo delegar, se programar, além de não saber dizer não para certas coisas que ele sabe que a equipe não tem estrutura para realizar, com isso, vem as críticas a equipe, que tenta ao máximo atingir as metas prometidas, mas sem a estrutura adequada não consegue.
Outro problema para essas reclamações é a falta de preparo dos líderes, não é segredo para ninguém que não só o Brasil, mas o mundo passa por uma crise de liderança, onde ninguém se entende, cada um quer mandar mais que o outro e demonstrar a todo custo que é ele quem manda, ou seja, estamos voltando a ter mais chefes do que líderes, e com o acúmulo de coisas isso tem passado despercebido, o que é um perigo para o futuro da hierarquia e liderança dentro e fora das empresas.
Outra coisa que vem sendo esquecida, e percebemos isso quando ouvimos este tipo de reclamação, é a velha máxima da liderança, “elogie em público e critique construtivamente no reservado”, ou seja, diretamente para a pessoa. Quando você recebeu um elogio do seu líder, ou chefe pela última vez? Quando foi seu último feedback? Você tem recebido mais críticas ou elogios?
Quando existe muita crítica, o problema pode não ser necessariamente com o liderado, mas com o líder, que pode não estar sabendo pedir, dimensionar, não conhecer a realidade da equipe e dos profissionais ali presentes, ou que ainda tem um pensamento antigo de chefe, onde achando que fazer críticas conseguirá melhores resultados, afinal essa é uma forma de cobrar.
Estamos passando por um momento delicado em quase todos os segmentos, desta forma, chegou o momento de lideres e liderados dar uma pausa e fazer uma análise profunda sobre seu comportamento pessoal e profissional. Se perguntar se de fato está sendo um líder ou um chefe. Analisar ainda porque está fazendo mais críticas e nenhum ou pouco elogio. Praticar com mais frequência o feedback, procurar deixar o clima mais leve, prazeroso, a equipe motivada, apresentado objetivos claros, críticas construtivas e estar de fato ao lado da equipe, pois dizer que está é uma coisa, mas estar de fato é outra. Pense muito bem nisso.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários