Líderes, compromisso com a responsabilidade social

Desigualdade

Em um país, como o Brasil, onde a desigualdade social ainda é grande, e a renda continua concentrada em um número pequeno de pessoas, os líderes, sejam políticos ou das empresas tem um papel fundamental na diminuição dessa desigualdade.

Os líderes políticos, mais do que nunca, precisam acelerar os processos sociais, visando principalmente incluir as pessoas dentro do mercado de trabalho, porém, para isso acontecer, são necessários dois fatores importantíssimos, o primeiro seria trabalhar e aprovar uma diminuição nos impostos trabalhistas, que oneram demais as empresas dificultando o crescimento das mesmas e as impossibilitando de abrir novas vagas, já o segundo fator, é trabalhar na qualificação destas pessoas, isso se faz com uma educação forte e bem dirigida, com estrutura escolar, que vão desde a qualidade das dependências, equipamentos e professores, até um programa de ensino bem elaborado.

Já os líderes nas empresas, também tem um papel fundamental na responsabilidade social, pois ao contratar as pessoas eles passam a ser responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas dentro das empresas.

Trabalhar as dificuldades, proporcionando treinamentos de qualificação e reciclagem, são fundamentais, por isso, o líder precisa ser atento, crítico, conciliador, aberto, paciente, justo, comprometido e persuasivo, pois desta forma ele consegue direcionar estas pessoas no caminho certo, dando de fato aquilo que elas precisam para se destacarem e crescerem no mercado profissional.

Muitos líderes hoje em dia, não tem paciência, atenção e nem o senso de responsabilidade social, por isso, acabam demitindo funcionários sem um motivo real que justifique.

Sempre tive em mente uma coisa, quando você demite alguém, você causa uma mudança enorme na vida destas pessoas, mudanças estas, que podem ser positivas ou negativas, infelizmente na maioria das vezes estas mudanças são negativas, trazendo enormes problemas as famílias, pois um chefe de família, seja homem ou mulher desempregado(a), causa um desiquilíbrio na vida das famílias, inclusive fazendo com que algumas, passem sérias dificuldades.

Por isso, os líderes devem trabalhar intensamente na qualificação destas pessoas, entendendo suas dificuldades, as barreiras e os medos que dificultam o aprendizado e o desenvolvimento do trabalho. A demissão só deve ocorrer em último caso, onde todas as formas de retenção foram tentadas e não houve sucesso nas respostas, ou ainda, se o colaborador cometer uma falta muito grave, com isso, os líderes irão não só contribuir para a diminuição desta desigualdade social, mas também com a diminuição dos custos das empresas com processos de demissão.

Quanto maior o desemprego, maior será a violência, menor será o consumo, maior será a crise e até uma recessão. Por isso, antes de demitir alguém, pense se você líder, já fez de tudo para evitar este momento trágico e altamente constrangedor, enfim, avalie se a demissão está sendo justa.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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