Não tem Outra Saída! É Mudar ou Morrer
Deixada em segundo plano por diversas empresas durante muito tempo, fato este, que continua sendo seguido hoje em dia por um número ainda considerável de empresas, a centrais de atendimento ao cliente tem ganhado notoriedade e espaço expressivo principalmente entre as startups.
Quem trabalhou e ainda trabalha em Call Center sabe muito bem como é esta realidade, ser olhado com desconfiança, de rabo de olho, ser considerado integrante de um departamento que somente representa custos, ser mal remunerado, não valorizado, entre outras situações.
O mercado mudou, o cliente mudou, as formas de reclamações mudaram, desta forma, as empresas e seus profissionais precisam mudar também, e isso não é uma simples condição, mas uma obrigação, e ainda mais, não estamos falando mais sobre bom atendimento, mas algo muito mais elevado do que isso, bom atendimento faz parte de um passado distante, hoje é preciso encantar, fazer o cliente se tornar fã da sua empresa, do seu produto e/ou serviço, da sua forma de atender, dos seus profissionais, e sem deixar de lado outro fato, os colaboradores também precisam ser fãs da empresa, acreditar no que fazem, precisam ser valorizados, treinados, se sentirem seguros, ser bem remunerados e precisam estar confiantes para acreditarem nesta nova realidade e conquistar os resultados esperados pelos clientes, empresas e por eles próprios.
As empresas de startups entenderam muito bem isso e vem fazendo uma verdadeira revolução na área de relacionamento com clientes.
Usando a tecnologia e um investimento aplicado de forma correta e bem direcionada, a área de atendimento passou a ser estratégica, com isso, essas empresas estão atraindo cada vez mais pessoas qualificadas e com ótima formação, muitas mudaram o nome e nem chamam mais de SAC, Central de Atendimento e etc., pelo contrário, criaram nomes e/ou siglas bem criativas, visando fugir de um rótulo negativo criado no passado.
Por ser uma área de fundamental importância e estratégica, a terceirização, algo considerado normal quando se fala ou falava de atendimento, não vem mais ocorrendo, além disso, a área de atendimento fica dentro de um espaço de destaque dentro das empresas, a remuneração, os benefícios e as oportunidades de crescimento também vem ganhando destaque.
A pouco tempo atrás estivemos na Omnize, uma startup de plataforma de atendimento ao cliente, e ali já percebemos esta diferença e atenção dada ao relacionamento com os clientes. Em um momento delicado em que vive a humanidade, onde as pessoas pouco se relacionam e preferem resolver tudo na base da discussão e até violência, nada melhor que repensar a forma e a importância do atendimento, ou seja, do relacionamento entre empresas, colaboradores e clientes, aumente o seu grau de atendimento, passe a encantar, a criar fãs, ter vínculos verdadeiros e duradouros, empresa feliz, colaboradores motivados e satisfeitos e clientes encantados a ponto de se tornarem fãs, isso é o que vale, isso é o que importa, todos com grau de satisfação elevado.
Isso tudo é fácil? Claro que não, vai depender da ação da sua empresa, de você, enfim, de todos que querem algo melhor, mais justo, mais humano, com grandes resultados para todos. Estão preparados? A caminhada é árdua e longa, mas jamais impossível. Mãos à obra.
Um Grande Abraço a Todos!
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