Atendimento ao Cliente! Ato de Solidariedade Humana
Quando falamos em atendimento ao cliente, seja ele qual for o segmento, estamos falando, antes de qualquer coisa, de um grande ato de solidariedade humana.
Se olharmos para os diversos serviços de atendimento, sejam eles telefônico, presencial, e-mail, chat e etc., vamos encontrar clientes entrando em contato, ou se dirigindo a um estabelecimento, para contar com a gentileza e solidariedade de alguém, através de um atendimento qualificado e respeitoso, com o intuito de adquirir um serviço, um produto durável ou não, tirar uma dúvida, solicitar ajuda e etc..
Quando o profissional de atendimento faz o seu trabalho na essência, ou seja, entrega ao cliente exatamente o que ele precisa, em um curto espaço de tempo, com comprometimento, entrega, atenção, responsabilidade, senso de urgência, respeito, com sorriso sincero no rosto e no coração, e acima de tudo, com alegria de encantar o cliente e transformá-lo em um fã da sua empresa, do seu produto e/ou serviço e do seu próprio trabalho, você está sendo solidário(a) a esta pessoa, cliente e fã.
Ao fazermos o bem a alguém, ajudando em uma solução que o cliente tanto necessitava e esperava, de uma forma até superior ao que ele imaginava, nós profissionais de atendimento nos sentimos totalmente realizados e orgulhosos de nós mesmos e do trabalho que realizamos.
Podemos citar aqui, diversos exemplos, mas vamos no atentar a três: imagine você atendendo alguém que acabou de sofrer um acidente e está com uma pessoa presa nas ferragens de um carro, em estado gravíssimo e você com toda a sua agilidade, tranquilidade, equilíbrio, conhecimento e dedicação, consegue fazer com que o socorro chegue a tempo e salve a vida daquela pessoa; imagine você atendendo na triagem de um hospital, quando chega alguém em estado gravíssimo e você precisa ter aquela habilidade, conhecimento, jogo de cintura, tranquilidade e equilíbrio para se atentar ao problema e passá-la a frente, sem enfrentar filas que podem colocar em risco a vida dela; agora, imagine você, cometer um ato falho na hora de atender um cliente e bloquear indevidamente o cartão de crédito. Este cartão pode ser o único deste cliente que ao ganhá-lo sentiu muita alegria por ser as vezes o seu primeiro cartão, e naquele momento a grande alegria dele é levar seu filho e a sua esposa ao supermercado para fazer compras e entregar quem sabe, um chocolate por exemplo, ao seu filho como um presente que ele sempre quis, mas que agora ele pode comprar, porém, ao passar no caixa, por um erro de quem o atendeu, o cartão está bloqueado e não será possível o desbloqueio naquele momento.
Qual a decepção que este pai teve perante a sua esposa, ao seu filho e a todos os presentes no supermercado? Sem falar no constrangimento sofrido. Aqui ele não corria risco de vida, mas é também uma situação bastante delicada.
Sendo assim, por favor, ao aceitar um emprego onde sua função é atendimento, cuidado, este é um emprego que requer muito cuidado, estamos falando de vidas, de sonhos, de alegrias e etc., desta forma, estamos falando também de solidariedade humana, se coloque sempre no lugar do cliente.
Você também acredita que o atendimento ao cliente se trata de um ato de solidariedade humana? Quando você faz um atendimento, você sente isso?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários