Você é um Funcionário, um Colaborador ou um Colaborador Fã?

O mercado de trabalho como um todo, vem sofrendo diversas mudanças no decorrer dos anos, porém, o relacionamento entre empresas e profissionais é um dos destaques.

As relações trabalhistas são difíceis e complicadas, porém, diversas empresas e profissionais conseguem conviver dentro de um respeito mútuo, deixando o ambiente produtivo e leve.

A grande maioria das pessoas e empresas se dirige aos profissionais os chamando de funcionários ou colaboradores, até aí nenhum problema, e é de fato o que ocorre, mas de um tempo para cá, algumas empresas vem se preocupando cada vez mais com os seus colaboradores, querendo conquista-los da mesma forma que fazem com clientes.

As empresas modernas de gestão, que se preocupam com o cliente e quer tê-los como verdadeiros fãs, chegou a conclusão, que para isso acontecer de fato, faltava alguma coisa, ou seja, os colaboradores das empresas precisavam também ser fãs da mesma, para com isso, fazer com que os clientes também se transformem em fãs da mesma.

Desta forma, essas empresas mudaram a jeito de gerir pessoas, ficando mais próximas dos seus colaboradores, ouvindo-os mais e compartilhando diversas situações, a política de benefícios e remuneração também foi ajustada, a preocupação com o ambiente e relacionamento se tornou uma das grandes prioridades, e hoje já encontramos diversos colaboradores felizes e fãs de suas empresas, e que não as trocam por outra.

Quando a empresa tem um funcionário, ela tem alguém que está ali para fazer apenas o que é pedido, costuma reclamar, as vezes entrar em fofocas, não se compromete de corpo e alma com a empresa, com os clientes e nem com os outros funcionários, claro que a empresa também tem a sua parcela de culpa, onde na maioria das vezes não valoriza o funcionário, as vezes o departamento e o serviço que ele executa, entre outras coisas.

Quando a empresa tem colaboradores, este é alguém mais pró-ativo, busca informações, questiona mais, dá sugestões, procura ajudar alguém em dificuldade, mas ao sentir a primeira dificuldade, seja ela de que natureza for, ele “tira o pé” e pode ficar na dele ou voltar a ser um simples funcionário, neste aspecto, a empresa também tem sua participação de culpa e na maioria das vezes não é pouca.

Agora, quando a empresa passa a ter no seu quadro, os colaboradores fãs, tudo muda de figura, primeiro que a própria empresa deu o primeiro passo a frente e criou toda uma política para cuidar, valorizar e apoiar esses colaboradores, entre outras ações, com isso, o colaborador se entrega de corpo e alma, se torna ainda mais pró-ativo, se preocupa com todos os detalhes, coloca suas ideias e sugestões e “briga” por elas sem abaixar a cabeça, isso tudo, dentro de um ambiente de respeito mútuo onde prevalece a transparência e a liberdade de expressão, entre outros detalhes.

Claro que fizemos aqui um pequeno resumo, da importância de se ter hoje em dia dentro das empresas, colaboradores fãs, pois melhora a qualidade de vida, a produtividade, o ambiente, os resultados, além de criar vínculo duradouro entre as duas partes. Empresa dos sonhos? Pode ser, mas é bom olhar para este caminho, pois ele é o único a seguir para quem deseja ter muito sucesso no mercado.

Você se considera um funcionário, um colaborador ou um colaborador fã? Sua empresa procura ter colaboradores fãs? O que você acha das empresas se preocupar em ter colaboradores fãs?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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1 Comment

  1. Sou e sempre serei fã do que faço. Não precisamos SAIR da empresa, às vezes só nos retiramos.

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