Clientes! Todos na Empresa Conhecem suas Necessidades?
Todas as empresas são dividas por departamentos, sendo assim, cada qual, com o seu grau de conhecimento e experiência é contratado para trabalhar no departamento “x ou y”, com o passar do tempo, havendo vaga e se a pessoa se destacar, ela sobe de cargo ou até mesmo pode mudar de departamento.
Porém, vejo em muitas empresas, certa resistência e muita auto-defesa de cada departamento, isso quando não temos verdadeiras rixas entre eles, criando com isso, um clima pesado, hostil e altamente prejudicial para todos, principalmente para a maior vítima, o cliente.
Muitas pessoas acham que o seu departamento é o melhor da empresa, que só ele carrega a empresa nas costas, já outros, resistem a entender a necessidade de outros departamentos, insinuando que são “folgados”, quando na verdade, todos os departamentos são importantes para a empresa, caso contrário não existiriam.
As empresas através dos seus profissionais de todas as áreas, precisam entender de uma vez por todas, que todos estão ali para trabalhar para o cliente, atender as necessidades, anseios, apresentar respostas e soluções para ele, pois que garante sucesso, salário e crescimento, é ele, sendo assim, ficar dizendo que um departamento é mais importante que o outro, nada tem a ver e nada de positivo acarreta.
Acredito que todos os profissionais de uma empresa, independentemente de departamentos e cargos, deveriam passar algumas horas por mês dentro da Central de Atendimento da empresa atendendo clientes e sentindo na pele quais são as suas necessidades e os problemas que enfrentam, desta forma, acredito que todos vão começar a entender que ninguém é melhor e pior, mas que todos tem grande importância na cadeia de valores que leva ao cliente a tão esperada satisfação, de forma rápida, precisa e objetiva.
É muito importante, principalmente nos dias de hoje, onde o relacionamento define se o cliente continua na sua empresa, se tornando um grande fã, ou vai para o concorrente, que todos dentro da empresa conheçam e entendam de clientes, pois desta forma, vão poder, dentro dos seus departamentos, entregar respostas e soluções com melhor qualidade, assertividade, e no menor espaço de tempo.
Quando você atende clientes e se abre para este tipo de serviço, todos se sentem bem e existe uma melhora significativa para todos os lados, e quem sai ganhando são as empresas, os clientes e os próprios colaboradores, que vão entender melhor as questões e ter uma grande melhora de ambiente interno.
Lembrem-se, compartilhar e obter conhecimento nunca é demais, pelo contrário, é fundamental para você crescer com profissional e ser humano.
Sua empresa costuma colocar por alguns momentos colaboradores de outros departamentos para atender clientes na Central de Atendimento? Você acha que isso é uma boa alternativa para melhorias?
Um Grande Abraço a Todos!
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