Sua Empresa é Amadora ou Profissional?

Quantas empresas temos hoje espalhadas pelo Brasil? Pergunta um pouco difícil de responder assim de bate pronto, mas com certeza são milhões de empresas espalhadas em nosso país. Agora vamos dificultar um pouco mais a pergunta. Quantas dessas são profissionais e quantas são amadoras?

Infelizmente temos no Brasil diversas empresas que se acham profissionais, se colocam como tal, mas na prática, são parcialmente ou totalmente amadoras.

O esporte, entre outras virtudes e exemplos, nos deixa claro a diferença entre amadores e profissionais, e não é pela divisão que jogam, nem pelo fato dos atletas receberem um salário ou não, mas simplesmente mostrando como é tratada a modalidade x e/ou y dentro de um determinado clube e/ou seleção.

O planejamento, a organização, a gestão em todos os sentidos, o cuidado com os torcedores (clientes/fãs), o marketing, a estrutura, os processos, o respeito com os atletas e etc., fazem parte do que chamamos de profissional, e é o que diferencia do amador.

Trazendo agora para o lado empresarial. Quantas empresas, no mercado brasileiro, podem ser consideradas profissionais de fato? Podem ser muitas ou poucas, quem sabe dizer são os clientes e os próprios profissionais que lá estão. Sendo assim, responda sinceramente. Sua empresa é profissional? Você é um profissional ou um amador, para atuar nesse modelo de gestão?

As empresas profissionais são concorrentes terríveis e competidores temíveis, e não importa o tamanho, podemos ter empresas de porte pequeno que são extremamente profissionais, e empresas gigantes que são amadoras ao extremo. Quando uma empresa profissional entra em um determinado segmento, tenham certeza de uma coisa, é para conquistar o espaço e obter a liderança.

As empresas profissionais são criativas, incansáveis, tem um planejamento forte, processos bem definidos, respeito em sentido amplo com os clientes e trabalham duro para transformá-los em fãs, possuem ainda uma área de marketing e comunicação forte, vejam bem, eu disse forte e não grande, muitas pessoas acham que para uma empresa ser profissional e conquistar mercado, ela precisa ter áreas grandes, elas precisam ser organizadas e não necessariamente grandes. Essas empresas têm ainda bem apurado o sentido de urgência, o cumprimento de SLA’s e promessas, são éticas, transparentes e idôneas, além de contar com profissionais e líderes de primeira linha, não deixam de investir em treinamentos e etc..

Já as empresas amadoras, é exatamente o contrário, não inova com a velocidade necessária, não tem um planejamento bem definido, os processos são falhos, o cliente é desrespeitado, não recebe retorno, os prazos não são cumpridos, prometem coisas que já sabem que não terão tempo hábil e nem capacidade de entregar, contratam colaboradores mais ou menos, não investem em treinamentos. Não tem líderes e sim chefes, não tem ainda um controle financeiro bem apurado e que passe confiança, entre outras características.

Afinal, sua empresa está classificada como Profissional ou Amadora? Você, é um profissional ou ainda é amador? O que é preciso fazer para sua empresa se tornar profissional?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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