Seu líder (chefe) é humilde ou arrogante, falso ou verdadeiro?

humildade

Hoje fala-se muito da importância dos líderes. Líder atual, líder do futuro, o líder de ontem, de hoje, do amanhã, enfim, o líder sempre teve uma importância fundamental no andamento de qualquer empresa, mas somente de um tempo para cá, que se começou a dar a devida importância ao líder.

Mas afinal, como é o seu líder? Ele é humilde, ou ainda continua sendo arrogante como no passado? Você pode confiar nele, ou ainda é daqueles que roubam suas ideias, ou fala que você é um excelente funcionário, mais quando você menos espera, ele o demite?

Muitas pessoas ainda acham que ser um líder humilde, é ser um líder “bobinho”, aquele que aceita tudo, que não faz valer sua opinião, ou ainda, como muitos desentendidos falam, é um paizão.

Ser um líder humilde significa, ouvir as pessoas, saber conversar, saber analisar todos os lados de um problema, tomar decisões de forma justa, ponderar razão e emoção, se colocar no lugar das pessoas, não saber todas as respostas, mas saber onde buscá-las para que ninguém fique sem elas, isso não é ser “bobinho”, isso chama-se respeito com as pessoas, e o líder que não respeita seus subordinados, cai. O conceito “paizão” também é usado de forma pejorativa e na maioria das vezes para rotular de forma negativa o líder, mas esquecem-se que quando falamos de “paizão”, pelo menos na minha opinião, é aquele que fala a verdade, que está sempre ali para ajudar e não o que muitas pessoas acham, que é o famoso passar a mão na cabeça, isso não é ser paizão e sim ser fraco, e o fraco não pode ser líder.

Seu líder também é verdadeiro? Aquele que abre espaço para você apresentar suas ideias? Pois é, o verdadeiro líder não abre só espaço para você apresentar suas ideias, mas também as leva adiante e as apresenta como a sua ideia, e não como ideia dele. Ser verdadeiro também é dar feedback, mas dar este feedback olhando no seu olho e em um lugar propício, falando de fato aquilo que está pensando e acontecendo, respeitando seu modo de pensar e nunca levando para o lado pessoal, e também não é dado em tom agressivo ou que humilhe o seu subordinado.

Seu líder é também aquele que faz elogios sinceros e verdadeiros? O verdadeiro líder não só critica construtivamente, mas também faz elogios, mas elogios de forma clara, transparente e acima de tudo sincera e verdadeira, se não tiver elogios a fazer, é melhor ficar calado. Quantos líderes elogiam seus subordinados, dizendo que são verdadeiros “maestros”, que tocam aquele serviço como ninguém, e quando você menos espera, o demite, sem a mínima explicação, ou pior, diz que você é um excelente funcionário, talvez um dos melhores que a empresa teve até aquele momento, mas que está lhe demitindo para você buscar melhores oportunidades no mercado, pois lá, ele não pode fazer você crescer.

Fico pensando, como um líder demite um subordinado, que é um dos melhores que a empresa teve, segundo ele mesmo, dando de mão beijada ao concorrente? As respostas só podem ser duas: ou este líder é muito falso, ou ele é “louco”.

Pensem nisso!

Um ótimo fim de semana a todos.

Um grande abraço.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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