Status, Necessidade Real ou Método para Eliminação?

Já faz algum tempo, que tenho recebido diversas reclamações de pessoas que estão à procura de emprego, e quando vão fazer a entrevista ou no anúncio da vaga para envio do currículo, são pedidos alguns requisitos que nada tem a ver com o cargo em questão.

Baseado nessas reclamações, começamos a acompanhar mais de perto esses processos para buscar evidências, e por incrível que pareça isso é real, e causou na cabeça das pessoas e também na minha, exatamente a pergunta tema do nosso post.

Será que as empresas relacionam requisitos que não serão necessários para o cargo em questão para manter um certo status de mercado? Será de fato por uma necessidade real e sendo assim, os requisitos são verdadeiros? Será que usam este formato para eliminar uma quantidade considerável de pessoas do processo, pois o número de profissionais procurando emprego é altíssimo?

Seja qual for o motivo, é necessário ser muito bem avaliado, pois na grande maioria dos casos, alguns ou um único requisito, de fato não será necessário, por exemplo, vaga de atendente de Call Center para atendimento local, em uma empresa nacional, com necessidade de inglês avançado. Outro exemplo, vaga de Gerente Comercial para trabalhar em empresa nacional, captando clientes dentro do Brasil, que tenha inglês fluente, e assim temos outros diversos exemplos, que com certeza muitos de vocês que estão lendo nosso post já passaram, ou conhece alguém que tenha passado.

Quando você abre uma vaga de emprego, é necessário colocar todos os requisitos necessários para aquela vaga, nada além disso, a não ser, que ao terminar a experiência e a pessoa sendo aprovada, ela passará a ocupar um outro cargo, onde um requisito x e/ou y, será necessário, caso contrário, não podemos usar algo que não será necessário no momento e nem no curto espaço de tempo para eliminar alguém, pois nessa eliminação, você pode estar perdendo um grande profissional para o que você precisa, para ficar com alguém que você não precisa e talvez terá que demiti-lo em breve.

Sendo assim, cuidado, temos muito bons profissionais por aí, mas que infelizmente, por um motivo de força maior, estão desempregados, desta forma, seja transparente e justo ao pedir os requisitos necessários, caso contrário, você pode contratar o profissional errado e perder o certo.

Sua empresa costuma incluir requisitos no processo seletivo que não serão necessário? Se sim, por que ela faz isso? Você já passou, ou conhece alguém que tenha passado por isso? Como você se sente, ao saber que foi eliminado de forma prematura de um processo seletivo, devido a um requisito que não será utilizado no cargo ao qual você está concorrendo?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *