Você tem Capacidade de Diagnosticar os Problemas?
Vejo muitos profissionais, e na sua grande maioria pessoas com cargo de liderança, reclamando não só dos problemas que surgem, mas da não solução definitiva deles.
Os problemas surgem, são tratados e depois de algum tempo voltam. Quando isso acontece, só existe uma resposta, o problema foi tratado momentaneamente, mas não solucionado, ou seja, alguém foi lá, viu, e fez um ajuste para aquele determinado cliente, mas não para os futuros.
Devido a correria do dia a dia e da necessidade do cliente ter o problema resolvido, que na maioria das vezes precisa ser solucionado para ontem, não existe saída, é preciso atuar de forma rápida e superficial, mas não pode ser sempre assim, pois se isso acontecer sempre, nunca teremos soluções definitivas e os clientes vão reclamar sempre dos mesmos problemas, e você vai se transformar no bombeiro da empresa.
Desta forma, é preciso ter profissionais capazes de diagnosticar os problemas para que não se repitam, ou ainda melhor, que nem aconteçam, ou seja, a capacidade de diagnosticar é tão apurada que o problema é descoberto e corrigido antes da reclamação do cliente.
O profissional capacitado em diagnosticar é aquele que enxerga tudo de uma forma mais profunda, ou seja, ataca os problemas desde a sua origem, passando por todas as etapas até entender e encontrar a origem do mesmo, solucionando-o de forma definitiva na raiz.
Na maioria das vezes é necessário sair do problema para poder enxergar o todo de uma forma ampla, só assim você vai conseguir ser o profissional da solução e diminuir cada vez mais os problemas, e melhor ainda, em um tempo cada vez menor.
Lembre-se, o cliente quando compra um serviço e/ou produto da sua empresa, ele não quer ter dor de cabeça com problemas, pelo contrário, ele quer praticidade, comodidade, tranquilidade e satisfação, lógico que problemas podem acontecer e o cliente até entende, mas jamais vai aceitar a repetição do problema e/ou demora para solucionar.
Como está sendo seu preparo profissional no dia a dia? Será que você tem esta capacidade de diagnosticar os problemas e solucionar o mais rápido possível?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários