Você tem Capacidade de Diagnosticar os Problemas?

Vejo muitos profissionais, e na sua grande maioria pessoas com cargo de liderança, reclamando não só dos problemas que surgem, mas da não solução definitiva deles.

Os problemas surgem, são tratados e depois de algum tempo voltam. Quando isso acontece, só existe uma resposta, o problema foi tratado momentaneamente, mas não solucionado, ou seja, alguém foi lá, viu, e fez um ajuste para aquele determinado cliente, mas não para os futuros.

Devido a correria do dia a dia e da necessidade do cliente ter o problema resolvido, que na maioria das vezes precisa ser solucionado para ontem, não existe saída, é preciso atuar de forma rápida e superficial, mas não pode ser sempre assim, pois se isso acontecer sempre, nunca teremos soluções definitivas e os clientes vão reclamar sempre dos mesmos problemas, e você vai se transformar no bombeiro da empresa.

Desta forma, é preciso ter profissionais capazes de diagnosticar os problemas para que não se repitam, ou ainda melhor, que nem aconteçam, ou seja, a capacidade de diagnosticar é tão apurada que o problema é descoberto e corrigido antes da reclamação do cliente.

O profissional capacitado em diagnosticar é aquele que enxerga tudo de uma forma mais profunda, ou seja, ataca os problemas desde a sua origem, passando por todas as etapas até entender e encontrar a origem do mesmo, solucionando-o de forma definitiva na raiz.

Na maioria das vezes é necessário sair do problema para poder enxergar o todo de uma forma ampla, só assim você vai conseguir ser o profissional da solução e diminuir cada vez mais os problemas, e melhor ainda, em um tempo cada vez menor.

Lembre-se, o cliente quando compra um serviço e/ou produto da sua empresa, ele não quer ter dor de cabeça com problemas, pelo contrário, ele quer praticidade, comodidade, tranquilidade e satisfação, lógico que problemas podem acontecer e o cliente até entende, mas jamais vai aceitar a repetição do problema e/ou demora para solucionar.

Como está sendo seu preparo profissional no dia a dia? Será que você tem esta capacidade de diagnosticar os problemas e solucionar o mais rápido possível?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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