Você Aprende mais com as Vitórias ou com as Derrotas?
Diversas pessoas preocupadas com o seu crescimento, desenvolvimento e carreira, já me fizeram e continuam fazendo esta pergunta.
É claro que ninguém gosta de derrotas, afinal, não é algo que podemos dizer que nos deixa satisfeito, porém, embora algumas pessoas sejam contra, existem derrotas e derrotas.
Ser derrotado por uma empresa e/ou profissional, no detalhe, onde o outro estava melhor preparado que você e/ou sua empresa, nos deixa chateados, tristes e as vezes com um pouco de revolta, mas isso faz parte do nosso crescimento e amadurecimento profissional e pessoal.
Se você é uma pessoa e/ou profissional consciente, que sabe reconhecer as coisas, encontrar os detalhes e aprende com as derrotas, você está no caminho certo para se tornar um grande profissional, um daqueles que o mercado procura e paga muito bem por isso.
Na vida, tanto as vitórias como as derrotas não são eternas, sendo assim, não seja um sonhador daqueles que acham que jamais sofrerão uma derrota, seja sim um sonhador, mas realista, daqueles que sabem que um dia será derrotado, mas que corre diariamente atrás da melhora contínua, pois quando este dia da derrota chegar, a recuperação será tão rápida, que soará apenas como um acidente de percurso e que devia acontecer para você se tornar uma pessoa e um profissional melhor. Sofrer derrotas não é o fim do mundo, é sim o começo das futuras vitórias, mas cuidado, não fique achando que as derrotas são normais e se acomode, normal não é, elas são como correções, por isso deve ter um número bem inferior ao número de vitórias.
Por outro lado, embora muitas pessoas achem que não, as vitórias também nos ensinam muitas coisas, como por exemplo, que aquela vitória ocorrida naquele momento não nos credencia a ser sempre o vencedor.
Ao conquistar uma vitória, é muito importante comemorar, afinal você e/ou sua empresa lutou muito para conseguir este resultado, mas não perca o foco junto aos concorrentes e nunca deixe de aprimorar o que você já faz muito bem, e nem de criar novas coisas, pois quem sofre uma derrota, vai olhar para o vencedor, e analisar onde ele foi melhor para poder superá-lo mais na frente, e se você não se aprimorar, não inovar, não criar, será com certeza derrotado no futuro.
Desta forma, entendemos que tanto as derrotas como as vitórias trazem grandes e valiosos aprendizados, tudo depende de você entender e aceitar que isso é verdadeiro, caso contrário, será surpreendido e irá perder espaço, mercado e até o emprego.
Nunca despreze uma derrota e nem se deslumbre com as vitórias, elas fazem parte do nosso aprendizado e do nosso sucesso, basta saber trabalhar muito bem isso.
Você aprende com as vitórias e com as derrotas? Quando você conquista uma vitória, você acha que quem precisa melhorar são os outros e não mais você? Nas derrotas, você recupera-se rapidamente ou demora?
Derrota não é vergonha. Vergonha é um número maior de derrotas do que de vitórias. Não existe aprender mais com vitórias ou com derrotas, você aprende com os dois, a diferença é que um você aprende com dor e outro com alegria. Não baixe a guarda nunca, pois você é um(a) vitorioso(a).
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários