Bernardinho! O Fim de uma Era

Não poderíamos deixar de comentar em nosso Blog, que fala também de liderança, sobre a saída de Bernardinho do comando da seleção brasileira masculina de vôlei, que foi confirmada ontem (11/01/17) e marca sem dúvida o fim de uma era vitoriosa em todos os sentidos. Foram, somente na seleção masculina, 16 anos de trabalho, que levou o time a um nível de soberania poucas vezes visto no esporte mundial, ou seja, um trabalho irretocável.

Em uma história de quase 20 anos, os capítulos são extensos. Começou com a seleção feminina de 1996 a 2000, em 2001, assumiu a seleção masculina de vôlei, e tinha como missão, fazer a equipe voltar a ganhar e fazer parte do hall das grandes equipes do mundo, mas ele, ao lado da comissão técnica e de seus liderados, foram além.

Com mudanças no estilo de jogo através de inovações táticas, levou o time brasileiro à soberania mundial. No total, foram mais de 30 conquistas à frente da equipe, sendo as maiores, dois ouros olímpicos (2004 e 2016), duas pratas (2008 e 2012) e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010), além de oito Ligas Mundiais. Este adeus põe fim a um reinado praticamente perfeito a frente da seleção.

Bernardinho foi um grande técnico, um grande professor, um grande estrategista e um grande líder, foi o mais vitorioso entre os técnicos de todos os esportes somados, teve envolvido em algumas polêmicas no decorrer desses anos, mas não houve sem dúvida, e nem poderia haver polêmica que fosse maior que o trabalho feito por ele no comando da equipe nacional.

Infelizmente não o teremos mais nas quadras dirigindo a seleção, mas ainda bem que o teremos nos bastidores, ajudando a organizar e melhorar ainda mais o vôlei brasileiro, irá colaborar também com a adaptação do seu substituto, Renan Dal Zotto.

Bernardinho deixa um legado extenso, passando por inovações táticas, ou seja, o Brasil se transformou em uma escola de vôlei, trabalho duro com cada atleta, buscando tirar sempre o melhor de cada um, planejamento, organização, trabalho em equipe, reconstrução de equipes que envolveu inclusive troca de gerações, seriedade, foco e ter formado uma verdadeira potência mundial com um futuro promissor pela frente.

Claro que como todos, ele tem seus defeitos, mas com certeza as virtudes foram e são bem maiores que os seus defeitos. Fica o legado, o exemplo, a referência, principalmente em nosso país, que passa por um sério problema de referências, pois hoje temos poucas.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *