Como está a Comunicação na sua Empresa?
Tenho acompanhado e recebido relatos de diversas pessoas dizendo que o maior problema das empresas é a comunicação, ou, a falta dela.
Muitos dos problemas que ocorrem em atendimento, com colaboradores e etc., são motivados por uma comunicação ineficiente ou por não ter comunicação.
Diversas pessoas insistem em segurar informações e não passá-las adiante, o motivo, quase sempre o mesmo, não querem passar tudo que sabem para não perder espaço. Desculpa totalmente infeliz e sem nenhum nexo, dentro de uma empresa, todas as pessoas precisam falar a mesma língua e receber todas as informações necessárias.
Quando isso não acontece, começamos a entender porque os clientes reclamam que quando ligam em uma Central de Atendimento cada um fala uma coisa, e pior, quando a empresa possui lojas, filiais e etc., as informações também são diferentes das recebidas por telefone.
As empresas, através de seus líderes, precisam entender que a comunicação bem feita é mais de meio caminho andado para o sucesso no relacionamento com clientes (fãs), fornecedores e colaboradores, sendo assim, é necessário se discutir a melhor forma de fazer com que todas as informações cheguem a todos de uma forma clara, transparente e padronizada, não deixando dúvidas para ninguém.
O ideal é que as comunicações em sua grande maioria sejam feitas pessoalmente, no formato olho no olho, e depois que todos estiverem cientes e com suas dúvidas sanadas, as mesmas devem ser formalizadas através da intranet ou por outro formato de comunicação oficial da empresa.
As empresas precisam desenvolver o hábito da comunicação bem feita, organizada, clara e transparente, e entender de uma vez por todas que isso é sem dúvida, um dos pontos fundamentais para o sucesso de todos e a satisfação dos clientes.
Quantos de nós, por exemplo, já passamos por situações onde o cliente reclama de algo, você explica que tem que ser daquele jeito, e depois vem alguém, pega no telefone e fala com o cliente que o processo mudou e pode ser feito de outra forma? Isso é péssimo para todos, lembrando que estamos citando apenas um exemplo simples, pois existem diversos problemas muito maiores e que trazem grandes prejuízos para as empresas, exatamente por falta de uma comunicação eficiente, clara e transparente.
Quantas vezes você como cliente e/ou profissional, passou por problemas de falta de comunicação? Qual foi a sua reação? O que lhe disseram? Você ficou satisfeito? Como está a comunicação na sua empresa hoje???
Um Grande Abraço a Todos!
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