Sensibilidade, Você Tem ou Não?

sensibilidade

Uma das principais competências para o profissional de atendimento, como também para os líderes, é a sensibilidade, palavra esta, esquecida no dia a dia, principalmente quando o assunto é atendimento.

Segundo o dicionário Michaelis, sensibilidade é: “Capacidade de reagir pronta e imediatamente a um contato qualquer; capacidade de ser sensível ao extremo. Faculdade de experimentar emoções e sentimentos, principalmente de sentir compaixão, piedade, ternura pelo próximo. Capacidade de ser emocionalmente favorável e compreensível; solidariedade”.

O investimento nas relações comerciais com clientes e dos líderes com seus liderados, precisa ser revisto e planejado de uma forma correta e assertiva, pois falta sensibilidade ao profissional de hoje na grande maioria das empresas.

Em momentos de crise surgem oportunidades de revisão dentro das empresas, com isso, chega-se a conclusão que é preciso investir onde existem problemas de fato e regularizar o atendimento. Um dos maiores ganhos de qualidade no atendimento, ocorre quando se reduz o esforço do cliente para interagir com a empresa, bem como, ser respeitado e ter suas necessidades prontamente atendidas sem passar por frustrações e até humilhações.

Neste último final de semana, visitei dois grandes hospitais aqui na cidade de São Paulo, ambos particulares, e por incrível que pareça, nos hospitais, onde a sensibilidade deveria ser uma prática mais que normal, deixou muito a desejar. Falando com um amigo meu, que precisou levar uma pessoa idosa ao hospital, também no final de semana, inclusive estava com suspeita de AVC, e a falta de sensibilidade foi ainda maior.

Os profissionais não estão se colocando no lugar das outras pessoas que estão ali por um motivo sério, pois ninguém vai a um Hospital para passear, tomar um sorvete ou qualquer coisa do tipo. A compaixão, o respeito, a piedade e a ternura pelo próximo, existem de uma forma pouco presente, com isso, aumenta o sofrimento, o nervosismo, as discussões e claro, as reclamações por mau atendimento.

Infelizmente predomina ainda em boa parte dos atendimentos, seja eles em hospitais ou não, a impessoalidade e frieza. Como já falamos a semana passada em um de nossos posts, é fundamental deixar de lado a visão robótica dos scripts e levar o processo de atendimento para um lado mais humano, emocional, reduzindo a impessoalidade e facilitando a geração da empatia entre o cliente e o profissional de atendimento, mas jamais deixando de ser racional e equilibrado. Na grande maioria das vezes, a diferença entre o cliente permanecer fiel a sua empresa ou não, está na empatia gerada pelo atendimento. O cliente se sente confortável e bem atendido, quando a pessoa do outro lado demonstra conhecer a situação, se preocupa e se entrega para achar uma solução para a sua necessidade, o mais breve possível, gerando confiança e tranquilidade.

É preciso uma reformulação urgente, melhorar o processo seletivo, contratar pessoas que tenham vontade, conhecimento, responsabilidade, ética, comprometimento, empatia, sensibilidade e senso de urgência, entre outras competências. Os treinamentos precisam ser constantes e levados a sério, o treinamento é uma oportunidade de buscar conhecimento para fazer melhor o seu trabalho, e não um local para brincar, tomar lanche e bater papo.

Você tem sensibilidade? Sua empresa propaga a sensibilidade? Você também acha que falta sensibilidade ao atendimento e no tratamento líderes e liderados?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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