Você Critica sua Empresa para os Clientes?
Ultimamente tenho ouvido colaboradores criticarem suas empresas abertamente para os clientes, e sem nenhum constrangimento, como se fosse algo normal.
Só no mês de Outubro eu ouvi críticas de 15 colaboradores sobre suas empresas e/ou parceiros de trabalho, algo muito ruim não só para as empresas envolvidas, como também para os próprios colaboradores.
As críticas, sem dúvida, devem ser feitas no momento em que enxergamos algo errado, porém, ela precisa ser feita de forma construtiva, no momento certo e para a pessoa ou pessoas certa(s), caso contrário, não é algo saudável e muito menos ético.
Eu como cliente me senti constrangido em ouvir as críticas feitas da forma que foram colocadas, as mesmas iam desde as políticas de benefícios, passando por insatisfação dos clientes e chegando até os parceiros de trabalho, enfim, uma tamanha falta de ética e de preparo destes colaboradores, que claro, não são os únicos culpados.
Quando você faz críticas da sua empresa de forma aberta, ou seja, para todos ouvirem, inclusive clientes, você está passando uma imagem negativa de você mesmo(a) e tenha certeza de uma coisa, se o cliente que está ouvindo a sua crítica, independente dele estar sendo atendido por você ou não, dificilmente ele te contrataria ou indicaria para alguém.
Nunca esqueçam, o cliente, como você também, na sua maioria, trabalha em uma empresa, é proprietário ou sócio, ou ainda pode conhecer alguém que precisa de pessoas para trabalhar em algum lugar, por isso, cuidado com o que fala, de quem fala e para quem fala, pois muitas vezes você pode perder grandes chances de emprego e não vai saber porque.
Tenham sempre em mente uma coisa, não existem empresas perfeitas, como também não existem líderes perfeitos e nem colaboradores perfeitos, mas existem aquelas empresas e pessoas que chegam perto da perfeição, mas isso só se atinge com muito diálogo, respeito, ética, equilíbrio, transparência e responsabilidade, nada além disso.
Sendo assim, se você tem problemas com a empresa, com seu líder, seus parceiros de trabalho e etc., procure sempre a pessoa certa para dialogar e expor a situação de forma clara, sincera e transparente, mas antes, faça uma profunda reflexão para saber se o problema não está em você.
Você já criticou sua empresa abertamente para os clientes? Conhece pessoas que já fizeram isso? Se você já fez ou se já presenciou alguém fazendo, qual foi sua reação posteriormente? Você acha correto fazer críticas sobre a empresa e/ou parceiros para os clientes?
Um Grande Abraço a Todos!
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