O Adeus do Script!

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Durante toda a história, principalmente as centrais de atendimento, foram regradas pelo chamado script, houve e ainda há, obrigações para utilizá-lo.

Houve sem dúvida, um momento onde o script foi fundamental para diversas melhorias que ocorreram nas centrais de atendimento e no relacionamento empresa x cliente, porém, devido as mudanças ocorridas no mercado e principalmente no comportamento do cliente consumidor, o script tornou-se algo incômodo e prejudicial.

Já a um bom tempo atrás, fui uma das primeiras pessoas a levantar esta bandeira de excluir o script das centrais de atendimento, pois a ideia de padronização não existia mais, ela se transformou em robotização, e com isso, tirava do profissional de atendimento “o direito de pensar”, os tornando profissionais sem emoção, sem razão, desconhecedor do real problema, e que irritava o cliente ao dar sempre a mesma resposta, pois o script robotizado e engessado não o deixava fazer nada de novo e dizer algo diferente.

Como falamos acima, o mercado e os clientes mudaram, os atendimentos precisam ser mais prestativos, aberto ao diálogo, a negociação, precisa mais que nunca ser utilizada a criatividade, o jogo de cintura, e até mesmo a improvisação em alguns momentos.

A única coisa que deve ser mantida do script é o início da ligação, onde o atendente se identifica e identifica a empresa, o final do atendimento, agradecendo pelo contato recebido também deve ser mantido.

O que precisa de fato ser padronizado, e para isso não precisa script e sim treinamento, são as informações passadas aos clientes, e para isso, os profissionais de atendimento precisam entender todas as situações, e não decorar ou ler um texto, pois o cliente precisa receber a resposta correta, através de uma explicação perfeita e de forma educada.

O atendimento de hoje é marcado pelo dinamismo, pela criatividade, pelo jogo de cintura, e por profissionais de atendimento, inteligentes, versáteis, prestativos, bem humorados, éticos, que gostam do que faz, e com conhecimento do que fazem e falam.

Se a sua empresa ainda funciona a base do velho e obsoleto script, cuidado, ela está muito atrasada em relação ao momento atual do mercado e da realidade dos clientes, além de estar perdendo espaço para os concorrentes. Acorde e mude, antes que seja tarde demais. Os clientes não perdoam mais empresas que os tratam de forma pequena, menosprezando a sua inteligência, por outro lado, os profissionais de atendimento também não aceitam mais trabalhar em empresas que também menosprezam a inteligência deles.

Sua empresa ainda utiliza script de atendimento? Você acha que o script ainda é necessário, ou de fato é obsoleto?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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