Cuidado! Não Julgue pela Aparência
Existe um ditado de enorme importância não só para o atendimento, mas principalmente para ele, e que muitas pessoas falam, mas não seguem. Sabem qual é este ditado? “As aparências enganam.”
Esta frase é tão importante que precisa ser aplicada e usada o quanto antes, pois sem dúvida, a falta dela na prática, pode estar ajudando a levar seu negócio para o caminho do prejuízo, e quem sabe, levar sua empresa ao fracasso.
Um grande exemplo para quem se lembra, e para quem não lembra, pesquise e veja pelo menos uma parte deste filme: Uma Linda Mulher, papel interpretado brilhantemente por Julia Roberts, onde ela é menosprezada e esnobada por uma vendedora de uma loja de luxo devido ao seu jeito suburbano e as roupas comum que usava. Ao contar este fato a um empresário, interpretado também brilhantemente por Richard Gere, o mesmo a acompanha até outra loja e exige o melhor tratamento possível a sua protegida, pois ele está disposto a gastar com ela um valor obsceno.
Após sair da loja vestida elegantemente e cheia de sacolas, ela passa na frente da loja onde a vendedora a desprezou, fazendo questão de mostrar a mesma o quanto ela perdeu a esnobando.
Certa vez, um cliente que era mecânico, entrou em uma loja de carros importados interessado em comprar um, foi tratado com enorme desprezo, pois primeiro aproximou-se dele um segurança, depois, discretamente, veio a vendedora, que se dirigiu até o cliente a pedido do segurança, pois o mesmo, com macacão de mecânico queria saber informações de um carro. Ela passou os valores por cima e deu algumas explicações bem básicas e sem nenhuma vontade. Quando o cliente ameaçou entrar no carro e sentar no banco de couro branco, com o macacão sujo, a vendedora só faltou chamar a polícia.
O cliente por sua vez entendeu, perguntou o valor e foi embora, todos ficaram rindo e fizeram pouco caso dele, porém, no final do dia, este mesmo cliente retorna com uma maleta, e ao abrir tinha o total do dinheiro para comprar o carro. Desta forma, o cliente perguntou: “Agora posso entrar e sentar em meu carro?”
Infelizmente hoje em dia isso não é diferente. Quantos clientes e vendas são perdidas pelo simples fato de olharem a aparência e não a pessoa, o cliente? Isso ocorre não só em lojas de roupas e concessionárias, mas também em lojas de sapatos, jóias, celulares, restaurantes e etc., enfim, este tipo de comportamento está espalhado em todos os lugares e precisa ser corrigido o mais breve possível.
É preciso ainda levar em consideração a propaganda boca a boca que também é de fundamental importância para as empresas, pois mesmo aqueles que não podem adquirir um produto ou contratar um serviço podem indicá-los a alguém que possa. É possível ainda que um cliente que no passado, comprava muito, deixe de comprar, porém, aquele que não comprava, passe a ter condições de fazê-lo, dentro da nossa economia atual, isso é perfeitamente possível.
Sendo assim, cuidado, não importa a classe social, cor de pele, religião, profissão ou aparência, todos são clientes e tem o direito de ser bem atendidos, sendo oferecido o melhor produto e/ou serviço, deixando a cargo dele, cliente, saber se tem ou não condições.
Você já sofreu este tipo de problema? Você como atendente, líder ou executivo, julgou clientes pela aparência e depois se arrependeu? Se sim, aprendeu a lição? Sua empresa chegou a perder clientes por este tipo de comportamento?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários