Cuidado! Não Julgue pela Aparência

aparencias

Existe um ditado de enorme importância não só para o atendimento, mas principalmente para ele, e que muitas pessoas falam, mas não seguem. Sabem qual é este ditado? “As aparências enganam.”

Esta frase é tão importante que precisa ser aplicada e usada o quanto antes, pois sem dúvida, a falta dela na prática, pode estar ajudando a levar seu negócio para o caminho do prejuízo, e quem sabe, levar sua empresa ao fracasso.

Um grande exemplo para quem se lembra, e para quem não lembra, pesquise e veja pelo menos uma parte deste filme: Uma Linda Mulher, papel interpretado brilhantemente por Julia Roberts, onde ela é menosprezada e esnobada por uma vendedora de uma loja de luxo devido ao seu jeito suburbano e as roupas comum que usava. Ao contar este fato a um empresário, interpretado também brilhantemente por Richard Gere, o mesmo a acompanha até outra loja e exige o melhor tratamento possível a sua protegida, pois ele está disposto a gastar com ela um valor obsceno.

Após sair da loja vestida elegantemente e cheia de sacolas, ela passa na frente da loja onde a vendedora a desprezou, fazendo questão de mostrar a mesma o quanto ela perdeu a esnobando.

Certa vez, um cliente que era mecânico, entrou em uma loja de carros importados interessado em comprar um, foi tratado com enorme desprezo, pois primeiro aproximou-se dele um segurança, depois, discretamente, veio a vendedora, que se dirigiu até o cliente a pedido do segurança, pois o mesmo, com macacão de mecânico queria saber informações de um carro. Ela passou os valores por cima e deu algumas explicações bem básicas e sem nenhuma vontade. Quando o cliente ameaçou entrar  no carro e sentar no banco de couro branco, com o macacão sujo, a vendedora só faltou chamar a polícia.

O cliente por sua vez entendeu, perguntou o valor e foi embora, todos ficaram rindo e fizeram pouco caso dele, porém, no final do dia, este mesmo cliente retorna com uma maleta, e ao abrir tinha o total do dinheiro para comprar o carro. Desta forma, o cliente perguntou: “Agora posso entrar e sentar em meu carro?”

Infelizmente hoje em dia isso não é diferente. Quantos clientes e vendas são perdidas pelo simples fato de olharem a aparência e não a pessoa, o cliente? Isso ocorre não só em lojas de roupas e concessionárias, mas também em lojas de sapatos, jóias, celulares, restaurantes e etc., enfim, este tipo de comportamento está espalhado em todos os lugares e precisa ser corrigido o mais breve possível.

É preciso ainda levar em consideração a propaganda boca a boca que também é de fundamental importância para as empresas, pois mesmo aqueles que não podem adquirir um produto ou contratar um serviço podem indicá-los a alguém que possa. É possível ainda que um cliente que no passado, comprava muito, deixe de comprar, porém, aquele que não comprava, passe a ter condições de fazê-lo, dentro da nossa economia atual, isso é perfeitamente possível.

Sendo assim, cuidado, não importa a classe social, cor de pele, religião, profissão ou aparência, todos são clientes e tem o direito de ser bem atendidos, sendo oferecido o melhor produto e/ou serviço, deixando a cargo dele, cliente, saber se tem ou não condições.

Você já sofreu este tipo de problema? Você como atendente, líder ou executivo, julgou clientes pela aparência e depois se arrependeu? Se sim, aprendeu a lição? Sua empresa chegou a perder clientes por este tipo de comportamento?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *