A Importância do Preparo Psicológico

Psicologico

Temos acompanhado nos jogos olímpicos realizado no Brasil, e nas empresas também não é diferente, a falta de um preparo psicológico maior para lidar com situações diversas.

Segundo especialistas, o preparo psicológico dos atletas para uma competição deste nível é tão importante quanto o preparo físico. Nas empresas ocorre a mesma coisa, seja no esporte ou na vida empresarial, hoje os treinamentos técnicos, táticos, físicos, são tão importantes como o “treinamento” psicológico.

Na Olimpíada do Brasil, realizada no Rio de Janeiro, é nítido em vários momentos o descontrole emocional de boa parte de nossos atletas, fazendo com que o sonho de uma medalha, vá por água abaixo. Em vários momentos somos superiores tecnicamente e até fisicamente, mas perdemos no psicológico.

Nas empresas ocorre a mesma coisa. Quantas vezes já não se perdeu clientes por falta de preparo psicológico dos profissionais de atendimento, da área comercial e etc.? Quantos bons colaboradores não trocaram de empresa, por falta de um preparo psicológico dos líderes, que na verdade, de líder não tinham nada, eram chefes.

Tivemos um exemplo recente na Copa do Mundo que foi realizada também aqui no Brasil, onde era visível o descontrole emocional do time brasileiro, e que culminou com duas derrotas vexatórias contra Alemanha e Holanda, este último, na disputa do terceiro lugar. Infelizmente não aprendemos nada com esta decepção, para a Olimpíada, tivemos 7 anos para nos prepararmos e muito pouco foi feito no lado psicológico, os que trabalharam mais este lado, obtiverem bons resultados.

O meio empresarial, como o esporte e com certeza outros ramos, além da nossa própria vida pessoal, precisam cada vez mais do apoio psicológico, mas como isso ainda é um tabu em muitas áreas, se usa este profissional somente em alguns casos. A estratégia de convocar profissionais para dar apoio psicológico à equipe ou as empresas, próximo ou após o início da competição, ou surgimento de um problema, é algo que não tem como dar certo, pois o psicólogo não é bombeiro e nem milagreiro para resolver problemas de última hora.

Sendo assim, não adianta chamar ou contratar esses profissionais dias antes das partidas ou quando sua empresa está com sérios problemas, e esperar que as deficiências emocionais dos profissionais e/ou atletas sejam resolvidas de um minuto para outro, o trabalho é realizado a longo prazo.

Não adianta as empresas gastarem uma fortuna em treinamentos técnicos, ou as seleções e clubes em preparo físico, se essas pessoas não souber dominar o lado emocional. Temos ainda muita coisa para aprender neste meio, estamos falando aqui apenas de uma ponta do iceberg, pois o problema precisa ser melhor debatido, discutido e analisado, infelizmente não vamos conseguir resolver tudo isso aqui em nosso post, ele serve apenas como um ponto de atenção, pois este é um caminho importante para sairmos do estágio de promessa para realidade.

Na sua empresa existe um preparo ou apoio psicológico para os profissionais? Você já sentiu falta deste apoio em algum momento da sua vida pessoal e/ou profissional? Você acha que de fato é necessário este trabalho para tornar o atleta, o profissional e a pessoa melhor preparada?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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