Cliente é tudo Igual?
Tenho notado muitas pessoas dizerem que cliente é tudo igual, que querem sempre mais pagando menos, que só reclamam, que nada está bom, e assim sucessivamente.
Dizer, principalmente hoje em dia, que cliente é tudo igual, passa a quem ouve, uma imagem de que são profissionais que não entendem nada de pessoas, de mercado, de marketing e principalmente de clientes. Os clientes nunca foram iguais, e hoje em dia estão cada vez mais diferenciados.
Reclamar de preço, é uma condição normal a todos, é a famosa “lei” da pechincha, mas com certeza o cliente sabe muito bem o teto e o piso de um preço, pois hoje ele consegue ter acesso a uma pesquisa dessa em poucos toques no se computador, tablet e até celular. Reclamam, porque na maioria das vezes algo está errado por parte da empresa, ou do profissional que representa a empresa. Nada está bom, é outro fato normal para a humanidade, pois queremos sempre algo melhor.
Porém, cada cliente tem um gosto, tem uma forma de reagir, de pensar, de aceitar , existem culturas e idades diferenciadas, sendo assim, jamais podemos dizer que cliente é tudo igual
O cliente de hoje procura novidades, ele quer experimentar o novo, mas dentro de um preço justo e que ele possa pagar, muitos clientes nem reclamam tanto do preço alto, mas sim da qualidade do atendimento, do serviço e/ou produto e da falta de novidade. Se sua empresa conseguir entregar um produto e/ou serviço de qualidade, com diferenciais, dentro de um preço justo, com uma forma de pagamento atraente, com certeza os clientes vão voltar e recomendar sua empresa a outros clientes.
Cada cliente é único, e assim precisa ser percebido e tratado, clientes procuram inovação e se você acha que conhece o cliente como a palma da sua mão, cuidado, sua mão pode estar suja, a melhor forma de conhecer o cliente é estar sempre ao lado dele, através de um excelente nível de atendimento, através de pesquisas de satisfação, de e-mails e sms bem elaborados e enviados no momento certo, nunca esqueça, cliente gosta de ser bem tratado e se sentir importante, não importunado, se sentindo como se fosse uma mina de dinheiro para a empresa, e que para ela só isso interessa.
Seja “amigo” do seu cliente, dessa forma você vai agradar sempre, terá ele por perto, vai fidelizá-lo, e ainda atrair outros novos clientes. Para isso tudo acontecer e os profissionais ter este conhecimento, é necessário muito estudo sobre pessoas, hábitos e costumes, acompanhados de muito treinamento e desenvolvimento.
O mundo do atendimento é dinâmico, fantástico, realizador, gratificante e traz um grande aprendizado profissional e de vida, se você não sente isso, desculpe, você não é um legítimo profissional de atendimento.
Um grande abraço a todos!
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