Cliente é tudo Igual?

Iguais

Tenho notado muitas pessoas dizerem que cliente é tudo igual, que querem sempre mais pagando menos, que só reclamam, que nada está bom, e assim sucessivamente.

Dizer, principalmente hoje em dia, que cliente é tudo igual, passa a quem ouve, uma imagem de que são profissionais que não entendem nada de pessoas, de mercado, de marketing e principalmente de clientes. Os clientes nunca foram iguais, e hoje em dia estão cada vez mais diferenciados.

Reclamar de preço, é uma condição normal a todos, é a famosa “lei” da pechincha, mas com certeza o cliente sabe muito bem o teto e o piso de um preço, pois hoje ele consegue ter acesso a uma pesquisa dessa em poucos toques no se computador, tablet e até celular. Reclamam, porque na maioria das vezes algo está errado por parte da empresa, ou do profissional que representa a empresa. Nada está bom, é outro fato normal para a humanidade, pois queremos sempre algo melhor.

Porém, cada cliente tem um gosto, tem uma forma de reagir, de pensar, de aceitar , existem culturas e idades diferenciadas, sendo assim, jamais podemos dizer que cliente é tudo igual

O cliente de hoje procura novidades, ele quer experimentar o novo, mas dentro de um preço justo e que ele possa pagar, muitos clientes nem reclamam tanto do preço alto, mas sim da qualidade do atendimento, do serviço e/ou produto e da falta de novidade. Se sua empresa conseguir entregar um produto e/ou serviço de qualidade, com diferenciais, dentro de um preço justo, com uma forma de pagamento atraente, com certeza os clientes vão voltar e recomendar sua empresa a outros clientes.

Cada cliente é único, e assim precisa ser percebido e tratado, clientes procuram inovação e se você acha que conhece o cliente como a palma da sua mão, cuidado, sua mão pode estar suja, a melhor forma de conhecer o cliente é estar sempre ao lado dele, através de um excelente nível de atendimento, através de pesquisas de satisfação, de e-mails e sms bem elaborados e enviados no momento certo, nunca esqueça, cliente gosta de ser bem tratado e se sentir importante, não importunado, se sentindo como se fosse uma mina de dinheiro para a empresa, e que para ela só isso interessa.

Seja “amigo” do seu cliente, dessa forma você vai agradar sempre, terá ele por perto, vai fidelizá-lo, e ainda atrair outros novos clientes. Para isso tudo acontecer e os profissionais ter este conhecimento, é necessário muito estudo sobre pessoas, hábitos e costumes, acompanhados de muito treinamento e desenvolvimento.

O mundo do atendimento é dinâmico, fantástico, realizador, gratificante e traz um grande aprendizado profissional e de vida, se você não sente isso, desculpe, você não é um legítimo profissional de atendimento.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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