Pensar o Atendimento

pensar atendimento

Todas as empresas falam em atendimento, todas dizem ser referência em atendimento, todas falam que se preocupam com o cliente, todas dizem que o cliente é a razão de viver da empresa.

No final, algumas respostas podem ter uma variação de empresa para empresa, mas de forma geral, um bom atendimento é importante para ter clientes fiéis, divulgar a marca de forma positiva, criar referência, ser modelo e lógico, vender mais.

Mas a realidade do dia a dia nos mostra algo totalmente diferente, as empresas colocam o que falamos acima como algo que fazem, ou melhor, acham que fazem, pois na prática não é isso o que acontece com a maioria delas.

Existe uma grande diferença entre fazer e achar que faz. Mas por que isso acontece? Por que as empresas, ou a maioria delas não aplicam na prática, aquilo que colocam em teoria?

Por falta de tempo, de preparo, de planejamento, de foco ou até mesmo de pessoas preparadas e conhecedoras do atendimento, as coisas não vão da teoria para a prática.

As empresas, através dos seus profissionais de atendimento, precisam começar a pensar o atendimento. Quando falamos isso, grande parte dos profissionais, que não são do ramo atendimento, dizem que isso é uma besteira, que não se pensa atendimento, que basta ter uma URA bem equipada e as pessoas para atender quando necessário, já é o suficiente para satisfazer o cliente e fazer um bom atendimento.

Normalmente isso vem acompanhado de atendentes mal selecionados, mal treinados, desmotivados e com um salário abaixo da média de mercado.

Quando falamos em pensar o atendimento, falamos de fazer as coisas desde o começo, pensar em cada detalhe para criar satisfação e não decepção para o cliente. Ele precisa ser surpreendido positivamente. Imagine alguém que organiza uma festa. Quando organizamos uma festa, queremos dar aos convidados a melhor experiência de suas vidas, ou alguém pensa em organizar uma festa para todos saírem de lá falando mal?

Pensar atendimento é exatamente isso, criar experiências positivas e surpreendentes ao cliente no todo, e não apenas quando ele está falando com a sua Central de Atendimento. O preço precisa ser justo, o produto e/ou serviço precisa agregar valor e ter qualidade, os processos precisam simples e bem definidos, as respostas e as soluções precisam ser imediatas, os profissionais de atendimento precisam ser os melhores e bem preparados, todas as áreas da empresa precisam estar na mesma sintonia, as tecnologias precisam ser a melhores e/ou as mais adequadas, treinamentos constantes, profissionais motivados, para isso, entre outras coisas, é preciso haver um plano de carreira, salários justos, apoio dentro e fora da empresa, benefícios que agreguem valor ao profissional, ouvir os clientes e etc..

Se você e sua empresa não pensam o atendimento, jamais sairão do lugar, só será mais uma empresa que atende mal o cliente.

Você pensa ou já pensou o atendimento? Sua empresa pensa o atendimento? Existem conversas, reuniões e discussões para pensar o atendimento? ATENÇÃO!!! Atendimento não é só aquela pessoa que atende o telefone da sua Central de Atendimento ou aquele profissional que atende pessoalmente alguém no seu estabelecimento. ATENDIMENTO É MUITO MAIS QUE TUDO ISSO.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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