Referências! Onde Estão?
Já não é de hoje, que vivemos um sério problema de referências em nosso país. Olhe para trás e faça uma análise de quem eram as referências no passado, logo em seguida, olhe para o presente e procure quem são as referências de hoje, agora, olhe também para o futuro, e tente enxergar alguma referência lá na frente.
O jovem e a criança de hoje não consegue ter no esporte, na política, no ramo empresarial, na arte e alguns inclusive dentro de casa, uma ou mais pessoas que sejam aquela referência necessária para enfrentar os dias de hoje.
Perdemos na linha do tempo a mão, e deixamos de lado os jovens, talvez achando que as coisas iriam acontecer de forma natural, porém, não é bem assim que as coisas acontecem nos dias de hoje.
É necessário o quanto antes, olhar para a educação de uma forma diferenciada, temos muito discurso e pouca prática, precisamos tratar da formação do cidadão e dos profissionais, seja em qual área for, mas para isso, precisamos não só de pessoas bem qualificadas e motivadas, mas também de planejamento, investimento e referências.
As referências precisam ser referências de fato, dentro e fora de campo, dentro e fora das empresas, dentro e fora de casa, dentro e fora da sala de aula, aquele discurso “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, não pode existir.
Os empresários, atletas, profissionais com cargos diferenciados, os pais, os técnicos, ou seja, pessoas que exercem ou podem exercer algum tipo de liderança sobre outras pessoas, precisam entender que são referências para os jovens e crianças que vivem ao lado deles, tanto para o bem quanto para o mal, sendo assim, as atitudes e o comportamento precisam ser exemplares.
Eu sempre dizia aos meus liderados e continuo dizendo: “nunca esqueçam que para os seus liderados, você é o exemplo, você é a referência, eles sempre estarão analisando vocês para saber o que precisa ser feito e como fazer, para chegar onde você chegou”.
Se você não for um bom líder, não vai formar líderes capazes e nem pessoas que possam mudar esta realidade e construir empresas e um país melhor e mais forte, com ética, e sem corrupção. É preciso criar pessoas e profissionais inteligentes e não aqueles que usam a malandragem para conseguir as coisas que almejam.
Você concorda que vivemos um apagão de referências? Quem são suas referências? Além de você, quem pode ser uma referência para o seu filho amanhã? Dentro da sua empresas, existem referências?
Um grande abraço a todos!
Comentários