O E-mail, é um Problema ou uma Solução?

e-mail

Para quem ainda desconhece, e-mail significa electronic mail, traduzindo, correio eletrônico. Os endereços normalmente vem com uma “@” (arroba) logo depois do nome do usuário, que significa o termo “em”, isso quer dizer que o usuário está “em” um determinado domínio.

O termo, e o próprio e-mail, como é conhecido hoje, foram inventados por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos. Em 1971, Ray usou a ARPANET, uma rede de computadores que deu origem à Internet como conhecemos hoje, para fazer envio e leitura de mensagens simples.

No começo, o e-mail teve a função de trocar mensagens simples entre usuários da própria ARPANET, como se fosse o SMS dos dias de hoje. Conforme este sistema foi evoluindo, a possibilidade de mandar mensagens maiores foi aumentando cada vez mais, desta forma, o e-mail começou a ser mais visto como, de fato, um correio eletrônico.

Com o passar do tempo, o e-mail começou a ser visto como uma oportunidade comercial, pois em 1978, Gary Thuerk enviou uma mensagem para mais ou menos 600 pessoas da ARPANET vendendo um computador que na época era o “top”. Neste momento foi lançado o primeiro spam da história, com isso, a reação dos que receberam, como acontece hoje, não foi nada boa.

Mas, a maior realização que o e-mail causou de fato, era proporcionar a comunicação com outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Mas como nem todos tiveram a oportunidade de ter o seu próprio e-mail na década de 70, foi realmente em meados de 1990 que começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem.

Com a divulgação e o crescimento desta grande ferramenta, as pessoas do mundo corporativo em especial, começaram a descobrir o novo, aumentando a produtividade, encurtando o tempo de resposta, melhorando a qualidade da informação, onde de forma prática, tudo que foi conversado ficava ali armazenado, como se fosse um arquivo, caso amanhã houvesse algum problema, lá estava o documento guardado e autorizado por alguém.

Sem sombra de dúvida, o e-mail é uma ferramenta maravilhosa, e que ajudou a solucionar grandes problemas e trazer de fato uma grande inovação ao meio corporativo.

Porém, com o passar do tempo, com o surgimento de outras ferramentas e o tempo cada vez mais escasso dos profissionais, o e-mail começou a se transformar em boa parte dos casos uma dor de cabeça, pois hoje em dia, existem pessoas que não respondem aos e-mails, demoram para responder, falam que não receberam, enfim, não conseguem dar conta do que entra em sua caixa postal.

Com tudo isso, uma ferramenta que ainda é muito usual, prática, rápida e solucionadora de grandes problemas, acabou virando um tormento na vida das empresas, dos profissionais e dos clientes, tudo isso, porque boa parte das pessoas não conseguem administrar seus e-mails, sendo assim, muitos profissionais acham que esta ferramenta atrapalha, quando na verdade é exatamente o contrário. Então, respondendo a pergunta tema. Se você souber utilizar corretamente o e-mail, ele será uma grande solução e jamais um problema.

Você acha que o e-mail é um problema ou uma solução? Você tem ou teve problemas com e-mail? Na sua empresa, o e-mail é um problema ou uma solução?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *