Problemas! O que você faz?

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Infelizmente não dá para dizer que nunca teremos problemas na vida. Mas, se falarmos de problemas nas empresas, isso é ruim? Vivemos em um mundo, onde o que não faltam são problemas, principalmente nos dias de hoje com a economia no ponto que chegou.

Sendo assim, o jeito é você ser a solução em um universo cheio de problemas, pois nesses momentos, as pessoas costumam sumir, se esquivar, pensar negativamente, procurar culpados e etc., desta forma, ao surgir um problema, você deve comemorar, pois está aí, a chance de dar a volta por cima e mostrar sua competência, ter a chance de ser um profissional melhor, de ajudar e melhorar a empresa, e com tudo isso, ainda poder ganhar mais dinheiro.

É claro que ninguém gosta de problemas, para as empresas então, problemas é algo nada interessante, mas, seja ele, grande, pequeno ou médio, o problema sempre vai aparecer, mesmo que se tome várias medidas contra.

Já tive a oportunidade de presenciar e ainda continuo presenciando, profissionais que ao sentirem que tem um problema para ser resolvido, simplesmente desaparecem ou tem uma atitude de quem não tem nada a ver com aquilo, pois não foi ele quem criou isso, e pior, até pessoas que criam o problema, fingem que não estão nem aí, esperando que apareça um salvador da pátria e resolva tudo.

Pois bem, mal sabem essas pessoas, que ao fugirem do problema, estão demonstrando para os líderes e para a empresa como um todo que ela é incompetente e incapaz de lidar e solucionar problemas, isso conta negativamente, e com certeza será um fator decisivo em um processo de demissão futuro.

Já os que enfrentam o problema e colocam “a cara a tapa”, são totalmente valorizados, mesmo se não conseguirem resolver o problema em sua totalidade, mas só o fato de demonstrarem coragem, comprometimento, envolvimento, senso de organização e de urgência, além de engajamento, já os fazem pessoas bem vistas e valorizadas, com isso, tenham certeza que serão prestigiadas e reconhecidas na hora de uma promoção.

Vejam um dos problemas que vivemos hoje, o desemprego em alta, com isso, 4 em cada 10 pessoas estão com algum tipo de conta em atraso, isso torna-se um problema de grande relevância para as empresas que precisam receber o valor dessas contas, aparece aí uma grande oportunidade de crescimento aos profissionais, pois precisam descobrir ferramentas, estratégias e/ou alternativas, para que se encontre uma saída para este problema, e as empresas consigam de alguma forma receber esses valores em atraso sem afetar gravemente a vida das pessoas que estão em débito.

Muitas pessoas tem emprego, porque existem problemas a solucionar, caso contrário, também estariam desempregadas, mas o problema não pode ser constante, principalmente a recorrência do mesmo problema. Sendo assim, aprenda com os problemas e se transforme naquela pessoa que traz a solução e não aquela que foge.

As empresas, os clientes e o mundo como um todo, precisam de pessoas éticas, sinceras, honestas, transparentes, inteligentes, de boa índole, de ótimo caráter, que saibam e queiram resolver problemas. Seja uma delas. Fica a dica e o pedido.

Você é uma pessoa que busca soluções para os problemas ou simplesmente foge deles? Seu líder, enfrenta problemas ou foge deles, se fugir, cuidado, não é um líder, e sim um chefe.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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