Educação e gestão ambiental, um direito e um dever de todos

Lixo

Nos últimos anos tem se intensificado mundo a fora a preocupação com o meio ambiente, muitos fatores causados pelo Homem, vem degradando cada vez mais a natureza, fazendo com que nós seremos humanos e os animais, sofram com este descaso e falta de responsabilidade.

Olhamos para a grande maioria dos países pelo mundo e enxergamos uma preocupação natural e constante com o modelo de educação ambiental, onde o aprendizado ocorre desde cedo também nas escolas.

No Brasil este aprendizado está sem dúvida muito atrasado, temos nas escolas pouco ou nenhum espaço para a discussão e apresentação do tema, sofremos entre outras coisas o problema do desmatamento, o número pequeno de reciclagem, a poluição e o eterno problema do lixo, que com o crescimento da população, faz também crescer a quantidade deste lixo.

Segundo informações do portal da revista Época, o Brasil perde cerca de 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas que são encaminhados aos aterros e lixões das cidades. Este foi o valor estimado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) por encomenda do Ministério do Meio Ambiente. Ainda assim, o volume do lixo urbano reciclado aumentou nos últimos anos. Segundo o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), passou de 5 milhões de toneladas em 2003 para 7,1 milhões de toneladas em 2008, o que corresponde a 13% dos resíduos gerados nas cidades. Se considerada apenas a fração seca (plástico, vidro, metais, papel e borracha), o índice de reciclagem subiu de 17% em 2004 para 25% em 2008. O retorno financeiro é visível: o setor já movimenta R$ 12 bilhões por ano.

Entre 2000 e 2008, verificamos um aumento de 120% no número de municípios com coleta seletiva, chegando a 994. Porém, a maioria está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país. O número, embora importante, ainda não ultrapassa 18% dos municípios brasileiros. Já estamos passando da hora de fazer algo relevante que melhorem estes números.

Temos propagandas em televisão, rádios, revistas, jornais e através de cartazes, mais ainda é muito pouco, precisamos entrar de fato no assunto e levá-los às escolas, às universidades e até mesmo às empresas, ou seja, começar um trabalho forte na divulgação desta mudança cultural. Isso tem que ser ensinado sim, não adianta ficar somente fazendo divulgações, precisamos de prática, de discussão, de fatos relevantes, pois o caso é sério e não pode ser tratado com o descaso que vem sendo tratado. As vezes as pessoas querem fazer algo, viram na televisão, mais não sabem como, o que é lixo orgânico é o que é lixo reciclável, se precisar lavar o lixo reciclável antes de entregar, enfim, conhecimentos que precisam ser ensinados na prática.

Aproveitando que o nosso país vive um momento de mudanças, pelo menos aparentemente, vamos colocar entre estas mudanças, uma maior conscientização da importância da educação e gestão ambiental para todos.

Nossa população tem este direito e este dever, o nosso país, o mundo, a natureza e as nossas crianças do futuro agradecem. Você já fez algo em favor do meio ambiente?

Pensem nisso e vamos a luta, meio ambiente não é brincadeira, é futuro, é saúde, enfim, é VIDA.

Um grande abraço.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *