Formar uma equipe de sucesso
Sempre foi, mais hoje em dia, devido aos avanços tecnológicos, as diferenças entre gerações, a maior exigência dos clientes e por vivermos uma concorrência cada vez mais acirrada, a formação de uma equipe de sucesso tornou-se para um gestor a atitude mais nobre, mais importante e complexa que existe.
Ter uma equipe de sucesso hoje em dia vai muito além do fator sorte, ter uma equipe assim no mercado atual, é fruto de um trabalho árduo e contínuo, que vai desde o alto escalão da empresa até o chamado “chão de fábrica”, todos tem que ter em mente não só o fato de ter uma equipe assim, mais acima de tudo, querer pertencer a uma equipe assim.
O gestor e o RH das empresas tem papéis fundamentais na formação de uma equipe de sucesso, definindo perfil das vagas, tendo respeito pelas pessoas, sendo claro, objetivo e transparente, direcionando-os de forma correta, criando um ambiente saudável e participativo, apresentando políticas de retenção e de carreira bem elaboradas e colocando as pessoas certas nos lugares certos, pois hoje, cerca de 20% das demissões ocorridas nas empresas estão relacionadas com a escolha da pessoa errada, isto é, aquela que não tem o perfil e a habilidade para executar o trabalho, mais o dobro disso, cerca de 40%, ocorre não por não ser a pessoa errada, mas por estar no lugar errado.
Outro aspecto fundamental para uma equipe de sucesso, e que aprendi nestes anos de vivência pessoal e profissional, é que estas equipes devem ser mescladas entre pessoas iniciantes e experientes, pois o fator trabalhar com novos e valorizar os experientes traz uma ótima oxigenação para a equipe, conseguindo chegar a resultados bem expressivos.
Porém, o grande desafio para estes gestores e para os mais experientes que pensam no longo prazo, é ser um facilitador para ajudar os iniciantes a transformar-se no longo dos anos em um mentor, podendo chegar inclusive além, superando os que o ajudaram, chamo isso de troca de conhecimentos e de experiências.
Chamamos de pensamento e aprendizagem a longo prazo, porque o caminho a percorrer é extenso, uns podem percorrer em menos tempo, outros em mais e outros nem conseguem percorrer. O caminho inicia-se como iniciante, passa para aprendiz, depois para praticante, depois para professor, chegando então a mentor.
Sua empresa tem uma equipe de sucesso?
Um grande abraço e um ótimo fim de semana a todos
Comentários