Como Melhorar o Desempenho da Equipe?

Desempenho

Os líderes de verdade, sabem que a liderança nada tem a ver com engrandecimento próprio, ma sim, em ajudar as pessoas da equipe e lhes atribuir tarefas e funções que possam ser bem executadas.

Desta forma, o correto é trabalhar para o crescimento de todos, com isso, surge a melhoria do desempenho da equipe. Para melhorar o desempenho da sua equipe e atingir os resultados esperados pela empresa, é preciso seguir alguns caminhos conforme citamos abaixo.

O primeiro caminho a seguir é valorizar os colaboradores. Deixe as coisas sempre claras, diga o quanto e porque o trabalho deles é importante para a empresa, nunca deixe de falar sobre o desempenho, seja ele positivo ou negativo, sempre lembrando que elogios podem e devem ser feitos em público, já críticas jamais, só em particular.

O segundo caminho a seguir é incentivar os colaboradores. Dê e crie oportunidades para as pessoas se destacar e mostrar o seu valor. Sempre ofereça todo o apoio aos colaboradores, tire dúvidas, fale e mostre os novos desafios, dê autonomia. Se o fracasso ocorrer, você líder, precisa ser o primeiro a oferecer ajuda e o apoio necessário para o(s) colaborador(es) dar a volta por cima e não ficar traumatizado, sem querer mais, correr atrás dos desafios. O lema é: “se o desafio lhe desafia, desafie o desafio”.

Outro caminho a seguir é inspirar os colaboradores. A melhor forma de inspirar os colaboradores é estabelecer padrões de excelência e estimular a equipe a superar metas. Deve-se ainda criar a responsabilidade na equipe de manter este padrão de excelência. Outro aspecto fundamental para inspirar os colaboradores é o líder fazer o que fala, olhar no olho, ser ético e comprometido com a empresa e com a equipe.

O último caminho a seguir, é saber assumir o papel de protagonista. O líder de verdade não é aquele que quer ser sempre o protagonista, pelo contrário, trabalha para a equipe ser a protagonista, porém, existem momentos que os líderes precisam e devem se colocar no centro das atenções, e são exatamente nestes momentos que se justifica o salário de um líder e faz valer sua postura. Os grandes líderes são aqueles que contribuem e colaboram para a evolução das pessoas da equipe e da empresa como um todo.

Você tem medido o desempenho da sua equipe? Sua equipe tem melhorado o desempenho? Como você trabalha a melhora de desempenho da sua equipe? Seu líder sabe trabalhar o desempenho da equipe?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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1 Comment

  1. Boa tarde – muito obrigada pelo artigo inspirador.. Pois acho que para manter uma equipe bem motivada e unida, as pessoas tem que gostar de trabalhar um com o outro. Muito obrigada mais uma vez pelo artigo

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