Você Controla seus Medos?

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Quando existe uma crise dentro da empresa ou até mesmo na economia do país, o medo dentro das empresas ou da empresa pode ser endêmico. O medo de perder o emprego, de ter redução salarial, perder benefícios importantes e etc.

Mas mesmo em meio aos momentos de crise, não é saudável que os líderes demonstre seus receios e medos para a equipe, pois para eles, o líder é a pessoa de confiança e que dá segurança, sendo assim, a postura de medo pode transmitir uma mensagem errada, deixando a equipe sem esperança e desmotivada.

Sendo assim, a forma com que principalmente os líderes lidam com seus medos é de fundamental importância para o equilibrio psicológico da equipe e da empresa. Imagine uma empresa passando por uma crise e os liderados ao olharem para seu líder, percebe o medo estampado na sua fisionomia. Como será o dia a dia desta equipe? Será que vai conseguir superar os desafios propostos?

Os momentos de crise são muito delicados, mas também é o momento de oportunidades, é preciso se reinvetar, criar, fazer algo diferente para dar a volta por cima e superar este momento delicado.

Para você que é líder e tem a responsabilidade de comandar e tranquilizar seus liderados, tenha em mente que você precisa adotar algumas estratégias para superar seus medos e tirar o melhor da sua equipe.

A primeira estratégia é ser realista. O maior medo de um líder não é a de fracassar nos negócios, mas que seu desempenho esteja abaixo das expectativas, mas mesmo assim é preciso se preparar para estas possibilidades. Reconheça seus medos, se imagine em uma situação que traga este receio, e organize na sua cabeça as possíveis soluções para esta situação. O treinamento mental é muito importante para afastar os medos, no final deste exercício, você vai ver que o fantasma não era tão grande como parecia.

A segunda estratégia é desabafar com um grande amigo. Converse com um grande amigo seu, que não deve ser um subordinado seu, sobre seus medos, receios. Você pode e deve inclusive, levar a ele uma situação que lhe causa medo, para saber dele uma opinião, ter uma ajuda, afinal, ele vai enxergar isso de um outro ângulo, podendo lhe abrir caminhos.

Outra estratégia importante é buscar inspiração. Procure uma vávula de escape para o medo. Faça exercícios, procure se manter em forma, trabalhos voluntários também é muito importante para vencer o medo.

Relaxar é outra estratégia muito importante. Ficar pensando e alimentando o medo é prejudicial, não ajuda em nada. Se livre desta mentalidade, busque maneiras de se livrar destes pensamentos, visite os amigos, vá ao teatro, shows, cinema e etc..Vale também lembrar algo importante, dependendo do medo, ele é benéfico e não prejudicial. Saiba avaliar.

Você sabe contralar seus medos? Seu líder controla os medos dele? Você se sente segura(o)?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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