Seu Foco é o que não foi Feito?
Vejo muitos profissionais, independentemente do cargo, perderem um tempo enorme procurando um culpado para justificar aquilo que não foi feito.
Infelizmente, quando boa parte das pessoas estão decepcionadas e pressionadas, é muito grande a tentação de descontar o problema em alguém, mesmo que isso não seja correto e nem justo. Existem muitas pessoas que ficam remoendo o que poderiam ou não poderiam ter feito, quando isso de fato, não faz praticamente nenhuma diferença, pois nada vai trazer o que passou de volta.
Não importa se foi perdida uma oportunidade ou se deu errado alguma coisa, o importante é aprender com os erros e fazer os ajustes necessários de forma rápida e eficaz, pois remoer o passado é inútil e só traz problemas, não solução.
O que precisa ser feito é um bom exame de consciência e ter uma conversa franca com si próprio, reflita sobre o que fez de certo e o que poderia ter feito de diferente para alcançar o resultado esperado, mas com certeza, naquele momento você fez aquilo que era o melhor.
Para finalizar, nunca esqueça de aprender com a experiência, pense sobre o que pode aprimorar, o que precisa aprender de novo, e isso vale também para não repetir o mesmo trabalho se achar que não foi bem feito ou que está fora do seu alcance ou da sua capacidade.
O ontem serve como aprendizado, tanto no caso de acerto como de erro, muitas pessoas acham que não se aprende com a vitória, e isso é o primeiro passo para as coisas acontecerem de forma errada amanhã.
Não perca tempo demais pensando no que não foi feito, perca tempo pensando no que precisa melhorar para alcançar o sucesso e o resultado esperado, as coisas andam para frente, o passado serve de aprendizado e não para lamentações ou para procurar culpados.
Você é um dos profissionais que ficam pensando no que não foi feito? Você conhece profissionais que pensam e agem assim?
Um grande abraço a todos!
Comentários