Como Você Desenvolve a sua Resiliência?

resiliência

Principalmente para quem é ou pretende ser líder, é preciso saber que a resiliência é uma característica fundamental, pois o mundo empresarial precisa de líderes que depois de um tropeço, sejam capazes de se reerguer de forma rápida e tentar novamente.

Para quem quer alcançar a resiliência, é preciso ter em mente a necessidade de possuir algumas qualidades, conforme citaremos a seguir.

A perseverança é uma das principais qualidades, pois ela o impedirá de desistir, mesmo diante dos obstáculos, e continuar em busca de vencer os desafios. Esta determinação é o que chamamos da garra, que faz com que as pessoas vá buscar formas e maneiras de contornar os desafios.

A segunda qualidade é a autenticidade. As empresas e as pessoas querem e procuram seguir líderes de verdade e não mais os falsos chefes, que pensa única e exclusivamente nele, ou seja, são daqueles que quando o sucesso chega ele é o responsável, mas quando o erro surge, a culpa é sempre dos outros, sendo assim, procura logo alguém para culpar.

Perspectiva é outra qualidade fundamental para alcançar a resiliência. Tropeçar, errar e fracassar não são motivos de vergonha, o que importa mesmo é a sua capacidade de erguer a cabeça e levantar rapidamente. Não existe nenhum problema em você ficar decepcionado e incomodado por ter fracassado, o que não pode acontecer é você achar que é um derrotado e nada vai dar certo. Os grandes líderes resilientes enxergam longe, e nunca ficam tempo demais preocupados quando fracassam, como também não ficam muito eufóricos quando fazem sucesso, eles tem o poder de manter a perspectiva bem ampla.

A última grande qualidade é a confiança. As conquistas dão confiança as pessoas, mas é preciso tomar cuidado, pois confiança em excesso pode se tornar arrogância e levá-lo a derrotas e fracassos memoráveis e difícil de recuperar, pois envolve também sua imagem. Resliência é a determinação para se recuperar rapidamente de um fracasso e da força para perseverar.

Você é uma pessoa resiliente? Você é um líder resiliente? Seu líder é resiliente? Você trabalha com pessoas resilientes?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *