Hábitos que Dificultam a Comunicação com Clientes

Hábitos e barreiras na comunicação

Vamos iniciar o ano falando de algo muito importante não só na vida pessoal, mas também na vida profissional, ou seja, a comunicação. Mas falaremos hoje sobre os hábitos que dificultam a comunicação com os clientes.

Muitas empresas investem um valor considerável em treinamento, porém, alegam que dificilmente conseguem atingir o resultado esperado, isso ocorre por três motivos fundamentais, primeiro por não elaborar um treinamento que contemple todos os itens necessários para se conseguir o atendimento que encante, segundo por não saber medir os resultados dos treinamentos, e terceiro por não considerar a comunicação um fator importante para se treinar.

Sendo assim, vamos falar de sete hábitos principais que dificultam esta tão sonhada comunicação entre empresa, representado pelos seus profissionais de atendimento e clientes

O primeiro hábito é o profissional de atendimento não ter o domínio do volume da sua voz, com isso ele fala em determinados momentos alto demais, passando ao cliente a impressão de que está com pouca paciência para atendê-lo e por isso começa a gritar, ou baixo demais, passando ao cliente a imagem de que não tem segurança sobre aquilo que está falando.

O segundo hábito é o profissional que fala depressa demais sem dar pausas, com isso, passa ao cliente a imagem de alguém que quer enganá-lo e não tem o devido preparo para fazer uma explicação clara, criteriosa e com calma, para dar ao cliente a oportunidade de entender o que de fato está ocorrendo.

Já o terceiro hábito é não conseguir completar as palavras e as frases exatamente por falar rápido demais, desta forma, o cliente fica irritado, pois precisa perguntar várias vezes a mesma coisa até chegar a um bom entendimento.

O quarto hábito que dificulta a comunicação está atrelado a concordância verbal, ou seja, frases sem nenhum sentido e conjugada de forma errada, passando ao cliente que a empresa coloca para atendê-lo um profissional qualquer, que não tem sequer o mínimo conhecimento da língua portuguesa.

O quinto hábito refere-se as pausas prolongadas, ou seja, atendentes mal preparados ou que de forma proposital estendem a pausa deixando o cliente esperando a resposta na linha dentro de uma espera exagerada, causando irritação, desistência, reclamação e até perda de clientes por parte da empresa, sem contar no aumento do tempo médio de atendimento e de espera de outros clientes que ainda precisam ser atendidos.

O sexta hábito fica por conta da falta de entonação, pontuações e pausas, ou seja, o profissional que por mau preparo, não consegue dar entonação as palavras e frases de maior efeito, não sabendo também, respeitar pontuação e dar pausas para respirar e para o cliente se colocar.

O sétimo e último hábito refere-se a superficilidade no atendimento, ou seja, o profissional de atendimento que fala apenas superficialmente, não entrando a fundo na resposta que o cliente precisa. Nunca deixe de esclarecer tudo ao cliente, isso evita problemas lá na frente e o faz respeitar o seu atendimento e a sua empresa.

Você como cliente já passou por algum ou alguns destes hábitos? Você como profissional de atendimento já teve problemas com alguns destes hábitos? Sua empresa faz algo para combater esses háitos que dificultam a comunicação?

Um grande abraço a todos!

Feliz 2016!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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