Discurso Bonito, mas Poucas Soluções
Estamos vivendo um momento delicado na economia e delicado no mercado como um todo. Desemprego em alta, concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes e insatisfeitos, porém, poucas empresas e profissionais tem se destacado no mercado.
Quando temos um cenário como mencionado acima, aparecem também os momentos de oportunidade, boa parte das pessoas e das empresas estão passando por momentos delicados, mas infelizmente não estamos vendo empresas e profissionais se aproveitarem do momento para crescer, prosperar e diminuir o ritmo da crise.
Vejo no mercado muitos profissionais e empresas com discursos maravilhosos, onde tudo pode ser feito, tudo será solucionado, não surgirão novos problemas, nosso produto e/ou serviço é o melhor do mercado, mas para isso, o preço é alto, porém, infelizmente não passam na grande parte das vezes de apenas belos discursos, pois nada acontece assim.
A realidade está bem distante dos discursos, grande parte das promessas feitas nos lindos discursos não são cumpridas e as desculpas são sempre as mesmas, ou seja, culpa de um terceiro, nunca da empresa que prometeu entregar algo e não conseguiu cumprir.
Muitos “empurram com a barriga” e ficam enganando o cliente com o único propósito de ganhar tempo, para no final, entregar algo parecido com o que foi prometido, mas nunca igual, isso irrita o cliente, o deixa insatisfeito com as empresas e as reclamações não param de aumentar, porém, infelizmente estas empresas e estes profissionais continuam atuando no mercado, pois as punições são brandas na maior parte das vezes.
Olhando este cenário, vejo três alternativas: a primeira são alterações no código de defesa do consumidor, deixando as punições mais duras e exemplares, onde seja de fato punido quem criou o problema. A segunda alternativa são os profissionais e empresas, por si só, fazer uma espécie de exame de consciência e mudar este cenário, passar a agir com ética, comprometimento, transparência, promessas verdadeiras, passando para colaboradores e clientes confiança e credibilidade, precisamos mudar essa cultura do “jeitinho brasileiro” e achar que só você é esperto, os outros apenas vítimas. A terceira alternativa é o fato dos clientes punirem as empresas que não os tratam de maneira adequada, isso pode ser feito ao deixar de comprar produtos e/ou serviços destas empresas, divulgar em redes sociais para que outros clientes não caiam na mesma situação e etc., mas para isso, os clientes precisam ser fiéis a este tipo de comportamento, isso funciona muito bem em outros mercados, como por exemplo o americano, empresas marcadas pelo cliente como inimiga, estão fora do mercado.
Sua empresa também faz belos discursos e nunca entrega o prometido? Você já teve experiências com empresas deste tipo? Você é um tipo de profissional que age desta forma?
Um grande abraço a todos!
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