Você é um Líder de Portas Abertas?

Porta

Muitos líderes se orgulham de praticarem a política de portas abertas, afinal você quer que os seus liderados se sintam livres para entrar na sua sala a qualquer momento e dizer o que pensam, discutir novas ideias e até se aconselharem com você.

Tudo isso é muito bonito, correto, inovador e nobre, porém as coisas não acontecem assim tão fácil, pesquisas recentes, constataram que 66% dos colaboradores dizem ter poucas chances de interação com seus líderes, falta de feedback e poucas oportunidades de discutir novas ideias.

Muitos líderes ainda não entendem estes números, pois sempre tem alguém na sua sala, mas este é o problema, não se deve levar em consideração os que entram, mas os que não entram, vejam que na maioria das vezes, são sempre os mesmos colaboradores que frequentam a sala dos líderes.

Mas afinal, por que estas coisas acontecem? Por que poucas pessoas frequentam a sala do líder, sendo que a porta está aberta e ele permite esta visita? Com certeza, alguns fatores influenciam diretamente nesta ausência.

O primeiro fator é que a porta está aberta, porém, os colaboradores não se sentem a vontade para entrar. Muitos líderes, até  por falta de preparo, não entendem porque o colaborador não entraria na sua sala e aproveitaria esta oportunidade de falar sobre diversas situações. Mas é preciso saber que cada um é de um jeito, sendo assim, existem algumas dificuldades que certas pessoas não conseguem vencer e isso os impede de ir a sala de seu líder, mesmo com as portas abertas. Alguns são tímidos e/ou introvertidos e não gostam muito de conversar e se expor, alguns podem entender que a visita a sala do líder seja somente para fazer uma reclamação, já outros ficam com receio dos comentários, pois podem ser chamados de exibidos ou até mesmo puxa-sacos.

O segundo fator é a porta estar aberta, mas você não foi claro o suficiente sobre a cadeia de comando. Isso acontece quando existe um nível hierárquico entre você líder e os liderados, por exemplo, você é um gerente e existe um supervisor entre você e os membros da equipe, isso causa desconforto nos colaboradores, pois eles temem ser acusados de estarem passando por cima do supervisor imediato.

O terceiro fator é a porta estar aberta, mas o líder transmite sinais que inebem as pessoas a entrar. Os líderes são muito observados e com isso, suas ações são interpretadas de várias formas, sendo assim, basta um tipo de posicionamento físico para passar a impressão de que este líder não está disponível para receber visitas.

Já o quarto fator é a porta estar aberta, mas não vale a pena entrar. Se o líder passar uma imagem aos liderados de que quando conversa com eles, fica fazendo outras coisas, como enviando um e-mail por exemplo e não prestam atenção, que ouve as pessoas mas não toma nenhuma providência ou começa reuniões atrasado e termina antes do horário estipulado e etc., esquece, não adianta as portas estarem abertas se você não se envolve nas causas que vão chegar para você.

Você é um líder de portas abertas de fato? Seu líder tem a política de portas abertas de verdade? A sua empresa incentiva este tipo de política?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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