O que os Liderados não Perdoam de seus Líderes?
Para se ter uma equipe vencedora, muitos fatores são necessários, porém, existem algumas coisas que são imperdoáveis por parte dos liderados quando vem de um líder.
A primeira coisa que os liderados não perdoam é um líder mentiroso. Promessas que jamais são cumpridas, incoerência nas palavras e nas atitudes, criar nos liderados expectativas exageradas, que no final não passam de frustrações. Os liderados de hoje em dia, não são mais como antigamente, que aceitam qualquer coisa e ficam com medo de reclamar e procurar alguém que de fato fale a verdade, por isso, se você é de fato um líder, não minta para a equipe, jogue limpo, e se por uma estratégia da empresa não puder falar nada naquele momento, deixe claro isso, mas jamais invente algo que não seja real.
A segunda situação com a qual os liderados não perdoam seus líderes é quando ele “rouba” as ideias da equipe e fica com todos os “louros da fama”. Quando um líder puxa para ele todo o mérito do sucesso, deixando sua equipe de lado, aí está criado um problema gravíssimo e que terá desdobramentos prejudiciais para a empresa e principalmente para este líder “estrelinha” e individualista. As equipes vencedoras, respeitam as individualidades, afinal, cada um faz bem uma coisa, e alguns se destacam mais e outro um pouco menos, mas jamais aceitam um único responsável pelo sucesso. Todos ganham e todos perdem.
A terceira situação que as equipes não perdoam de seus líderes é o chefe “duas caras”, ou seja, ao lado da equipe ele tem um comportamento, porém, na companhia dos superiores dele, o comportamento é outro, e não fica constrangido de criticar a equipe e expor as pessoas, com o claro intuito de mostrar que as coisas só andam porque ele está ali. Uma coisa que o líder jamais deve esquecer, é que ele sempre está sendo vigiado pelo membros da sua equipe, afinal, ele é um exemplo a ser seguido, por isso, vive sendo analisado pelos liderados, tanto para ser copiado, como criticado, por isso, toda atenção e cuidado é pouco.
Você é um líder que comete ou já cometeu algum destes deslizes? Os líderes que já passaram na sua vida profissional, já cometeram os erros acima? Você concorda que as três situações acima são difíceis de ser perdoadas pelos liderados?
Um grande abraço a todos!
Comentários