Todos Canais de Atendimento da sua Empresa Falam a mesma Língua?

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Cada vez mais preocupadas em ouvir o cliente e atender as suas necessidades dentro do menor tempo possível, as empresas tem criado diversos canais de atendimento, com isso, o cliente consegue ter mais facilidade para falar com a empresa e ter sua demanda ou dúvida sanada.

Porém, ao abrir diversos canais de atendimento, as empresas precisam se policiar ainda mais e ter uma preocupação maior com a comunicação, pois não adianta só criar mais canais de relacionamento, mas sim fazer com que estes canais funcionem, tendo as mesmas informações, o mesmo discurso e o mesmo padrão.

Vejo muitas empresas que possuem canais de atendimento por e-mail, telefone, whatsApp, chat e lojas, porém, não conseguem manter em todos estes canais o mesmo discurso. Se você telefona, tem uma informação, manda o e-mail vem outra informação, no whatsApp chega outra e no chat uma informação diferente das anteriores, desta forma, o cliente vai até a loja, chegando lá, ele obtém a informação necessária, que como não poderia deixar de ser, é diferente de todas as anteriores.

Sendo assim, não adianta ter quantidade, mas sim qualidade e eficiência, ter um ou dois canais de atendimento que funcione, é bem melhor do que ter vários canais, onde apenas um ou nenhum funciona. Ter mais canais de atendimento que não atenda a necessidade do cliente vai trazer a empresa mais transtornos e criar insatisfação nos clientes, pensando em solucionar problemas, as empresas acabam criando outros.

Desta forma, é preciso ter canais de atendimento bem treinados, onde o material usado seja único e a informação chegue igual para todos. O diferencial do treinamento neste momento, não é de apenas explicar e discutir os processos e as respostas corretas, mas também criar sinergia entre as equipes, onde exista um envolvimento e comprometimento de todos, pois é preciso ficar claro que independentemente do canal de atendimento que o cliente passe, a empresa é única, não existe departamento melhor ou pior, todos tem que ser bom o suficiente para criar no cliente uma boa impressão, e que ele tenha certeza de terá a informação correta e única em qualquer canal de atendimento.

Existem muitas empresas que criam um ambiente de competição entre os canais de atendimento para ver quem é o melhor, esta atitude precisa ser muito bem trabalhada e estudada, pois ela cria, na maior parte das vezes um ambiente hostil, de rivalidade, onde um quer prejudicar o outro, levando para fora da empresa a informação errada e o sentimento de bagunça e desorganização.

Sua empresa possui quantos canais de atendimento? Todos os canais de atendimento da sua empresa falam a mesma língua? Sua empresa trabalha a padronização das informações? Todos os canais de atendimento da sua empresa passam para o cliente segurança e informação única?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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