O Tamanho da Derrota diz o Tamanho do Problema

Derrota1

Os grandes líderes não são somente aqueles que ajudam e direcionam a equipe a conquistar as vitórias, mas também aquele que sabe identificar o tamanho do problema que os levaram a ter uma derrota.

O trabalho realizado para se conquistar vitórias e sucesso é muito grande, árduo e até estressante em alguns momentos, porém, ninguém é invencível, sendo assim, em algum momento a derrota ou derrotas vão aparecer.

Seja no esporte, na vida profissional, empresarial e particular, reconhecer a derrota, se indignar com ela, procurar entender os motivos de forma rápida e reagir, são práticas fundamentais para voltar a vencer e conquistar o devido espaço no mercado.

Por isso tudo, costumo dizer que o tamanho da derrota, diz qual o tamanho do problema, se você perde um cliente, uma partida ou até um relacionamento, isso pode ter acontecido por um problema pequeno, as vezes um simples detalhe que fez com que você o desprezasse, exatamente por ser aparentemente algo pouco importante a princípio, com isso, você e/ou sua equipe colocou tudo a perder.

Já, quando a derrota imposta é grande, onde você perde diversos clientes, várias partidas e por uma grande diferença, além de vários relacionamentos, isso é um problema que não foi causado por uma ou duas situações erradas, mas sim por um conjunto de fatores que nos casos profissional, empresarial e esportivo, surgem por diversos motivos, desde estrutural até pessoal, podendo passar também pelos problemas financeiros, planejamento indevido entre outros.

Sendo assim, um grande planejamento, seguido de aperfeiçoamento, treinamento, comprometimento, envolvimento, entrega e constantes avaliações, faz com que os erros sejam pequenos, que vão trazer perdas bem reduzidas de lucro, imagem e negócio, com isso, bastam pequenos ajustes para retomar o caminho das vitórias.

Porém, se falta tudo ou alguma coisa do que colocamos acima, o prejuízo é incalculável, podendo trazer sérios problemas e um grande tempo até a recuperação, se é que vai conseguir se recuperar e voltar ao patamar anterior.

Você conhece o tamanho dos seus problemas? Você e/ou sua empresa tem colecionado muitas derrotas? Quando as derrotas acontecem, você consegue se reerguer rapidamente? Você e/ou sua empresa tem sofrido grandes derrotas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *