Os hotéis brasileiros estão preparados para atender bem os clientes?

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O Brasil é um país onde o ramo da hotelaria é um dos setores que mais crescem, gerando empregos, prestando serviços e movimentando a economia, mesmo com a violência sendo o destaque negativo, a vontade de conhecer o nosso país, nossas praias e nossa cultura aumenta ano a ano, trazendo um número de turistas cada vez maiores, tanto o turista local como o internacional. Outro fato importante que aumenta cada vez mais estes números é o ramo de negócios, e neste ramo, São Paulo é uma das principais cidades do mundo. Vários eventos, feiras, cursos e conclusão de negócios acontecem em São Paulo, sem falar em Copa do Mundo e Olimpíadas entre outros eventos de grande porte que vamos sediar em nosso país. Porém, com todo este crescimento e movimentação fica explícito a deficiência  no atendimento. Observamos que não existe um número suficiente de profissionais capacitados na área e consequentemente, não existem treinamentos específicos para os funcionários.

Cativar um cliente, fazendo com que ele se transforme em um fã do seu hotel, é a maior arma que as redes hoteleiras utilizam para reter os clientes, mais para isso, o atendimento bem feito e com qualidade, é um importante diferencial nesta batalha.

O bom funcionamento de um hotel visando cativar clientes começa no perfeito relacionamento entre todos os setores, que devem estar em harmonia, desempenhando serviços apropriados de acordo com a satisfação e superando as expectativas dos clientes. Os hotéis são avaliados positivamente pelo conjunto e não por um setor ou pela qualidade do quarto exclusivamente, mas para uma impressão ruim, basta um setor ou um funcionário não corresponder a expectativa do cliente e tudo estará perdido. Imaginem uma situação onde o cliente chega em um hotel hospeda-se, todos estão ali preparados aguardando aquele cliente. Na chegada, o cliente é muito bem recepcionado pelos funcionários, mensageiros, recepcionistas, bem recebido no restaurante, as camareiras são sempre cordiais, ou seja, o cliente teve um atendimento encantador durante toda a sua estadia. Tudo foi perfeito, ele já era quase um fã, notem a palavra, QUASE. Porém, no dia da partida, o garagista agride verbalmente o cliente por um problema simples na hora de trazer o carro, pronto, tudo de positivo que foi feito até aquele momento, foi por “água a baixo”, o cliente foi embora com uma péssima impressão do hotel devido a este único incidente. A explicação para o incidente é a falta de treinamento e preparação, visando a relação cliente-hóspede que poderia ser dada ao garagista e todos os outros colaboradores do hotel, principalmente os que estão diretamente ligados ao cliente. Esse treinamento é de extrema necessidade no caso desta história e de muitas outras que acontecem diariamente.

A qualidade total no atendimento ao cliente engloba não só os clientes externos, mais também todos os que com eles interagem, colaboradores e administradores.

Partindo deste princípio, por que muitas  instituições hoteleiras brasileiras, até mesmo as mais conceituadas, de grande porte, com orçamentos que somam bilhões de reais anualmente, e  posicionadas entre as maiores de seu setor, não conseguem gerir uma implementação de um processo de Qualidade no Atendimento ao Cliente?

A resposta é simples, faltam investimentos em treinamento, reciclagem e qualificação, os colaboradores não podem ter apenas o conhecimento técnico do negócio, eles precisam do fator mais importante, gostar de pessoas e aprender a lidar com estas pessoas, falta gestão de pessoas, falta humanismo no atendimento, sem isso, você pode ter o melhor hotel do mundo, porém, sempre terá clientes insatisfeitos, que em breve, deixarão de frequentar o seu hotel em troca de outro, que tenha um pouco menos de conforto, mais um atendimento que o faça virar fã deste hotel.

Pensem nisso, investir em treinamento, em qualificação, em reciclagem e em pessoas, significa conquistar fãs internos e externos, significa aumento de receitas com prosperidade nos negócios através de uma marca muito forte e respeitada no mundo.

Um grande abraço.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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2 Comments

  1. Concordo com voce Carlos

    Ja dei e continuo dando treinamento para redes hoteleiras em “Como atender um cliente P.N.E. ” Pessoa com Necessidades Especiais.

    Mas o resultado depois do treinamento é maravilhoso, e é imediato

    Abrs

    Frederico

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    • Frederico, boa noite!
      Muito obrigado pelo seu elogio e comentário. Os treinamentos quando bem executados e elaborados dão resultados excelentes. Parabéns pelo seu ótimo trabalho. Espero encontrá-lo mais vezes em nosso blog, contribuindo com suas ideias, opiniões e sugestões.
      Um grande abraço

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