Você Aprova o seu Jeito de Ser com as Pessoas?

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Hoje em dia, é fundamental para o nosso sucesso profissional saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de personalidades. Dentro do ambiente profissional, onde é essencial desenvolver novos produtos, serviços e formas de lidar com os clientes, baseado em muito trabalho, qualidade, eficiência e transparência, é muito comum que pessoas de vários departamentos trabalhem juntas para que ocorra o crescimento das empresas, dos profissionais e a fidelização do cliente.

Para que isso tudo funcione como uma verdadeira engrenagem, dois fatores são indispensáveis, por isso, precisam estar em grande sintonia, falamos de bom relacionamento e boa comunicação.

Comunicar-se e relacionar-se com as pessoas é um desafio enorme e pode ser inclusive desgastante, pois as pessoas não são iguais, por isso, pensam diferente, agem diferente e tem preferências também diferenciadas. Esta situação fica ainda mais complicada se existir no grupo pessoas ou uma pessoa de temperamento difícil.

Com isso, vejo muitas pessoas agindo com seus parceiros de trabalho e/ou com seus liderados de uma forma as vezes impositiva, se mostrando como dono da verdade, chegando inclusive a dizer coisas, que por fim, acabam magoando estas pessoas que estão ali buscando fazer o melhor em prol da empresa, do cliente e do seu sucesso profissional.

É evidente que dentro de um ambiente profissional, onde a concorrência é grande e a cobrança do mercado é cada vez maior, existem desavenças, pois todos querem defender suas ideias, porém, é preciso existir acima de tudo duas palavras fundamentais, respeito e humildade.

As pessoas precisam respeitar as outras ideias, os outros profissionais e saber discutir e negociar a melhor alternativa em alto nível. Precisam também ter humildade para reconhecer que a sua ideia naquele momento não foi a melhor, porém, a alternativa apresentada por outro parceiro é melhor para o sucesso e alegria de todos.

Muitas pessoas agem com as outras de uma forma que elas mesmas não gostam quando agem assim com ela. Desta forma, uma boa lição de casa para fazermos todos os dias seria essa, ver se aprovamos o jeito que agimos com as pessoas se elas agissem da mesma forma conosco. Posso garantir que em boa parte das vezes, vamos perceber o quanto estamos agindo de forma errada. Pensem bem nisso, as vezes, você está agindo de uma forma que nem você mesmo aprova. Nunca é tarde para mudar.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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