O Poder da Informação

informação

Desde o início deste século, a informação assumiu um papel vital dentro do mercado corporativo. A empresa e os profissionais que não souberem buscar e trabalhar as informações estarão fora do mercado.

Quem não tem e não sabe trabalhar a informação fica desatualizado e obsoleto dentro do mercado, com isso, os clientes se afastam dessas empresas, e os colaboradores não conseguem espaço dentro das empresas que tem como ponto forte a informação.

Profissionais, principalmente ligado ao segmento de serviços e varejo, que não detiverem informações sobre tecnologias, leis, normas, técnicas e ferramentas de informação não estarão preparados para enfrentar os desafios futuros.

Uma das grandes informações que é fundamental para os profissionais de atendimento, refere-se ao conhecimento do código de defesa do consumidor, lei esta, de vital importância para administrar a relação com os clientes consumidores.

Infelizmente a grande maioria dos atendentes e seus superiores, nunca leu o código de defesa do consumidor e se quer, conhece pelo menos as leis básicas, por isso, não os posso chamar de profissionais de atendimento, pois a empresa que valoriza o atendimento e quem tem dentro da equipe profissionais de atendimento, com certeza tem o conhecimento da lei e das suas interpretações.

Vejo ainda muitas centrais de atendimento e equipes de vendas que não multiplicam as informações, ou seja, elas existem, mas ficam ali armazenadas para poucas pessoas, desta forma, as empresas não conseguem ter um padrão único de linguagem e respostas ao seu cliente consumidor, passando a impressão que é real, de desorganização, falta de liderança e respeito ao cliente. Conhecer os direitos do consumidor é um requisito básico para qualquer profissional que pense em trabalhar com atendimento.

Desta forma, é fundamental que as pessoas e as empresas tenham e compartilhem cada vez mais as informações dentro do seu ambiente com as equipes, informação nunca é demais, ela é primordial e quem não as tem, está praticamente fora do mercado, seja como empresa ou como profissional.

Você vai atrás das informações? Sua empresa compartilha informações? Você profissional de atendimento, conhece o código de defesa do consumidor?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *