Brasil, campeão da Copa das Confederações, e agora?

Confederacoes

Desde quando me dei por gente, ouço uma frase que diz: “Brasil é o país do futebol”. Esta frase existe, devido as grandes conquistas do futebol brasileiro ao longo dos anos e por ter o maior jogador de futebol da história, Pelé. Gosto muito de esporte e sei o quanto ele é importante, principalmente como projeto de inclusão social, muitos seguem carreira, fazem muito sucesso e ganham muito dinheiro, outros fazem menos sucesso, ganham um valor considerável e conseguem ter uma vida tranquila e um futuro garantido, já uma boa parte não consegue êxito e seguem carreiras diferentes, porém, levarão do esporte, grandes lições para a vida.

Esta Copa das Confederações, nos fez enxergar muitas coisas além de uma simples conquista futebolística, nos fez enxergar como fazer uma equipe totalmente desacreditada e talvez até humilhada em certos momentos, consegue dar a volta por cima e conquistar uma disputa, aprendemos com isso, coisas importantes para o nosso dia a dia na vida pessoal e profissional, de como dedicação, disciplina, trabalho em equipe, liderança, objetivo, foco, respeito, humildade, transparência e fé, nos faz conquistar coisas importantes em nossas vidas.

Porém, nos fez enxergar também um fato maravilhoso e encorajador que começou a dar uma nova cara ao país, a saída do povo para as ruas, pedindo transparência, justiça, respeito, educação, saúde, transporte entre outras coisas não menos importante. Pois não queremos mais ser lembrado apenas pela frase dizendo que o Brasil é o país do futebol, queremos ser lembrado também, como por exemplo, o país dos esportes, o país da educação, da saúde, da transparência, apenas isso, coisas que parecem simples e que serve de base para qualquer país que pensa em ser grande, desenvolvido e respeitado.

Sendo assim, tivemos nestes quinze dias de Copa das Confederações, fatos e aprendizados marcantes (tirando os atos de vandalismo que devem ser rapidamente e fortemente punidos) que nunca aconteceram antes de uma forma tão intensa e verdadeira, pelo menos que eu tenha presenciado ao vivo. Só que para de fato mostrar que aprendemos a lição, que o que aconteceu nestes últimos quinze dias não foi em vão e que estamos realmente afim de mudar este país, não podemos agora, porque o Brasil ganhou esta disputa, esquecer os problemas e achar que tudo está bem, e que as coisas vão melhorar de uma hora para outra.

Os líderes devem mais do que nunca pensar e começar a ter atitudes que de fato mudem nosso país para melhor, seja nas empresas, seja nas nossas casas, nas nossas vidas e nos nossos governos, em todas as esferas, fazer valer de fato a democracia na prática, ouvir as pessoas, partir para o diálogo aberto e franco, buscando as melhores alternativas para a grande maioria das pessoas e não para as minorias, não fazer as coisas para agradar e sim por precisar. Uma vez lendo o livro o Monge e o Executivo, li uma citação muito importante e verdadeira que dizia: “não dê para as pessoas o que elas querem, dê o que elas precisam”. Quantas vezes na vida, conseguimos o que queremos e nos faltou o que precisávamos?

Ficam aqui, as lições da Copa das Confederações para o aperfeiçoamento do nosso aprendizado, da nossa vida, da nossa gestão e da forma de como enxergar as coisas de um ângulo diferente, o que aconteceu nestes últimos quinze dias, foi algo além de uma simples conquista futebolística, foi o renascimento de um país em todos os sentidos, agora precisamos seguir em frente, de uma forma pacífica, organizada e sempre com objetivos traçados e comum a todos.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *