O Perigo na Mesa

agrotóxicos

Desde criança, sempre ouvimos falar que frutas, verduras, legumes e grãos fazem muito bem a saúde e evitam muitas doenças, porém, o que já sabíamos de forma branda, passou a ser algo muito mais preocupante quando se fala nos alimentos acima.

Segundo matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, o uso de agrotóxicos no Brasil se mostrou estar totalmente fora do controle na agricultura brasileira e isso vem resultando no consumo de alimentos altamente contaminados pelos brasileiros.

Ironia do destino, aquilo que sempre foi considerado como sinal de saúde, se transformou no maior vilão contra a própria saúde, ou seja, o uso descontrolado dos agrotóxicos e a falta de fiscalização fazem com que esses alimentos citados acima se transforme em uma grande fonte de veneno para a saúde de nós brasileiros. E este veneno, além de fazer mal a quem consome esses alimentos, faz mal também para o agricultor que os utiliza.

O mais preocupante é ser quase certo que a fruta, o legume e a verdura que chegam atualmente à sua mesa não passaram por nenhum controle rígido dos níveis de agrotóxicos, e isso é algo muito grave que não pode parar na matéria divulgada, muito pelo contrário, este fato gravíssimo precisa ser investigado, avaliado e solucionado, pois o risco a vida é enorme e disso não podemos abrir mão e nem achar que é exagero, e que tudo se resolve somente lavando bem os alimentos.

Segundo a matéria publicada , análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em alimentos típicos da cesta básica que circularam no Estado de São Paulo em 2014 mostrou que 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida para os produtos, se levarmos em consideração que este número deveria ser zero, 31% é um verdadeiro escândalo de proporções mundias, além de ser um atentado a vida das pessoas.

O resultado dessa análise revela falhas gravíssimas no controle da qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos e comercializados dentro do território nacional, e isso não pode ficar sem punição e solução.

Por ser uma potência na produção de alimentos, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta, e entre as substâncias usadas no país estão algumas potencialmente cancerígenas, parte delas inclusive, foram banidas da União Europeia e de países como China e Índia.

Para tentar minimizar os efeitos, lavar bem os alimentos com água em abundância, vinagre ou desinfetantes específico e retirar a casca mata os micro-organismos, mas não elimina todos os resquícios de agrotóxicos devido ao alto volume utilizado. Uma excelente saída é o consumo dos produtos orgânicos. Mas será que podemos confiar que de fato são orgânicos? Com saúde e vidas não se brinca, é necessário ter muita responsabilidade, transparência e atitude.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *