Você Sabe Construir Alianças?
As políticas empresariais consistem em fazer acordos para apoiar as necessidades de outras pessoas em troca de um apoio para você ter suas necessidades apoiadas amanhã.
Constituir alianças proveitosas e bem estruturadas não é um ato exclusivamente das grandes organizações e grupos empresariais. A aplicação do conceito aliança traz benefícios para todo tipo de negócio, seja ele de qualquer porte e na vida pessoal também.
Quando as alianças são bem estruturadas, elas garantem inúmeras vantagens competitivas para as pessoas e para as empresas, porém, quando estruturadas de forma equivocada, trazem dor de cabeça, chateações e diversos conflitos.
Por exemplo, se um parceiro de trabalho seu, quiser ser Gerente da área de tecnologia e você quer ser Gerente da área de Call Center, você pode dizer a ele que o apóia e o ajudará neste missão, mas para isso, ele também deve ajudá-lo a conquistar o seu espaço pretendido.
Sendo assim, existem alguns aspectos fundamentais que precisam ocorrer para estas alianças funcionarem bem. É preciso descobrir o que você quer, é preciso também descobrir o que a outra pessoa quer, e por último, precisa concordar em satisfazer ambas as pretensões.
Mas ao construir alianças é preciso tomar cuidado, e ter como regra que você deve trabalhar com pessoas confiáveis, parceiras, éticas e sólidas, tanto para sustentar o lado dela no acordo, quanto agir de forma correta em relação ao restante da empresa.
É muito comum as pessoas confundirem alianças com amizade, “puxa saco”, vontade de prejudicar alguém, falsidade, ou seja, tudo que de fato não é uma aliança.
Aliança é um esforço entre as partes onde se busca a melhor solução para uma determinada situação, problema, relação e etc., desta forma, todos precisam sair ganhando para o bem geral, seja do profissional, das empresas e dos clientes, se for na vida pessoal, para todos os envolvidos, se isso não acontecer não é aliança e sim favorecimento.
Você já fez alianças? Você sabe construir alianças? Na sua empresa existem alianças?
Um grande abraço a todos!
Comentários