Dia do Cliente!

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O cliente, que também é chamado em nosso país como consumidor, é toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire algum produto ou serviço para seu próprio consumo.

Os clientes são apoiados por diversas leis, sendo o código de defesa do consumidor, a mais famosa e utilizada, com isso tem a “garantia” de não sofrer nenhum prejuízo ao comprar algo. A maioria dos estabelecimentos deixa um livro do Direito do Consumidor para leitura, onde os mesmos podem ler e verificar se estão tendo o tratamento adequado.

No dia 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente, data importante, pois ajuda entre outras coisas, a lembrar os empresários e seus colaboradores que atender bem é um diferencial básico e significativo na hora de ganhar o respeito e fidelidade de um cliente.

Porém, para isso ocorrer, é necessário que a equipe esteja bem preparada, disposta e motivada para compreender de modo exato o que o cliente quer e precisa. Por isso, é fundamental saber identificar quais são as necessidades dos clientes.

A empresa que não possui um relacionamento próximo com seus clientes e nem os conhece, dificilmente vai prosperar e fidelizá-los, pois clientes gostam de atendimentos diferenciados e personalizados, além de novidades, educação, velocidade, prazos e serviços e/ou produtos de muita qualidade. Tenha apenas cuidado com os excessos para não ter colaboradores chatos e que irritam os clientes com um atendimento tão forçado que beira a falsidade.

A grande verdade é que o dia 15 de setembro é uma simples data simbólica, pois dia do cliente são todos os dias, não apenas uma vez por ano, e por incrível que pareça, a maioria das empresas tratam o cliente muito bem e oferecem grandes vantagens, porém, apenas neste dia, os outros 364 dias é de puro sofrimento.

O cliente precisa ser bem tratado todos os dias, afinal é ele quem faz sua empresa crescer ou desaparecer, é ele quem paga seu salário ou o demite. Sendo assim, como você pode não tratá-lo bem. Não tem alternativa, ou você trata muito bem o cliente e o fideliza ou você trata muito bem o cliente e o fideliza.

Agora responda sinceramente como cliente, como empresário e como colaborador. Você acha que o cliente tem motivos para comemorar o seu dia?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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