Dia do Cliente!
O cliente, que também é chamado em nosso país como consumidor, é toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire algum produto ou serviço para seu próprio consumo.
Os clientes são apoiados por diversas leis, sendo o código de defesa do consumidor, a mais famosa e utilizada, com isso tem a “garantia” de não sofrer nenhum prejuízo ao comprar algo. A maioria dos estabelecimentos deixa um livro do Direito do Consumidor para leitura, onde os mesmos podem ler e verificar se estão tendo o tratamento adequado.
No dia 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente, data importante, pois ajuda entre outras coisas, a lembrar os empresários e seus colaboradores que atender bem é um diferencial básico e significativo na hora de ganhar o respeito e fidelidade de um cliente.
Porém, para isso ocorrer, é necessário que a equipe esteja bem preparada, disposta e motivada para compreender de modo exato o que o cliente quer e precisa. Por isso, é fundamental saber identificar quais são as necessidades dos clientes.
A empresa que não possui um relacionamento próximo com seus clientes e nem os conhece, dificilmente vai prosperar e fidelizá-los, pois clientes gostam de atendimentos diferenciados e personalizados, além de novidades, educação, velocidade, prazos e serviços e/ou produtos de muita qualidade. Tenha apenas cuidado com os excessos para não ter colaboradores chatos e que irritam os clientes com um atendimento tão forçado que beira a falsidade.
A grande verdade é que o dia 15 de setembro é uma simples data simbólica, pois dia do cliente são todos os dias, não apenas uma vez por ano, e por incrível que pareça, a maioria das empresas tratam o cliente muito bem e oferecem grandes vantagens, porém, apenas neste dia, os outros 364 dias é de puro sofrimento.
O cliente precisa ser bem tratado todos os dias, afinal é ele quem faz sua empresa crescer ou desaparecer, é ele quem paga seu salário ou o demite. Sendo assim, como você pode não tratá-lo bem. Não tem alternativa, ou você trata muito bem o cliente e o fideliza ou você trata muito bem o cliente e o fideliza.
Agora responda sinceramente como cliente, como empresário e como colaborador. Você acha que o cliente tem motivos para comemorar o seu dia?
Um grande abraço a todos!
Comentários