O Poder do Sorriso no Atendimento
Uma pesquisa divulgada no Jornal Nacional dia 25/08/15 aponta que 79% dos funcionários sorri ao ver um cliente entrar na loja, já na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar na pesquisa, este percentual é de 97%.
Segundo a matéria, o ambiente de preocupação na economia, pode ser um dos fatores que tem contaminado o humor das pessoas que trabalha no comércio brasileiro.
Porém, para quem tem acompanhado nosso Blog e nossos posts, sabem que temos falado disso já a um bom tempo, mas não somente sobre o sorrir, mas sorrir de verdade e com vontade, caso contrário, mesmo com o atendente sorrindo, este atendimento pode ser considerado antipático.
O sorriso precisa também ser acompanhado de outras habilidades, como negociação, resolução de problemas, criatividade, proatividade, transparência, sinceridade, conhecer bem o que faz e o que vende, caso contrário, o sorriso só resolve no primeiro momento, ou seja, aquele impacto positivo na chegada, mas o final será triste.
A falta deste sorriso, que chamo de sorriso comprometido e sincero, não está ausente somente no comércio, mas também no atendimento como um todo, inclusive nos Call Centers, o famoso sorriso na voz, que hoje é muito difícil encontrar.
O sorriso, aliado ao comprometimento, a ética, a vontade, ao conhecimento do profissional de atendimento somado a transparência, inovação, ética e capacidade de resolver problemas por parte das empresas, faz com que os clientes se sintam encantados e se tornem fãs dos profissionais de atendimento, das empresas e dos seus produtos e/ou serviços.
A pesquisa e a nossa experiência, nos faz afirmar que o sorriso é o início, meio e fim do atendimento diferenciado e conquistador, porém, eles precisam vir sempre acompanhados de diversos fatores que mantenham não somente o sorriso verdadeiro do profissional de atendimento, mas principalmente que mantenham vivo dentro do cliente, aquele sentimento de satisfação e vontade de querer voltar outras vezes no seu estabelecimento, ligar na sua empresa, adquirir serviços e/ou produtos e ainda divulgarem este encantamento para outras pessoas, os chamados futuros clientes.
Como você faz para ter isso? Simples, contrate bem, treine melhor e exaustivamente, divulgue informações para as equipes de atendimento, vendas e suporte, ouça os seus profissionais, trate-os como pessoas e não como simples números, os ajudem no desenvolvimento e crescimento. Fazendo isso, sua empresa já está no caminho certo. Sorriso, não é tudo em atendimento, mas é boa parte deste tudo, pois sorriso é simpatia, alegria, encanto e quebra muitas barreiras. Pensem nisso!
Um grande abraço a todos!
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