O Poder do Sorriso no Atendimento

sorrindo

Uma pesquisa divulgada no Jornal Nacional dia 25/08/15 aponta que 79% dos funcionários sorri ao ver um cliente entrar na loja, já na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar na pesquisa, este percentual é de 97%.

Segundo a matéria, o ambiente de preocupação na economia, pode ser um dos fatores que tem contaminado o humor das pessoas que trabalha no comércio brasileiro.

Porém, para quem tem acompanhado nosso Blog e nossos posts, sabem que temos falado disso já a um bom tempo, mas não somente sobre o sorrir, mas sorrir de verdade e com vontade, caso contrário, mesmo com o atendente sorrindo, este atendimento pode ser considerado antipático.

O sorriso precisa também ser acompanhado de outras habilidades, como negociação, resolução de problemas, criatividade, proatividade, transparência, sinceridade, conhecer bem o que faz e o que vende, caso contrário, o sorriso só resolve no primeiro momento, ou seja, aquele impacto positivo na chegada, mas o final será triste.

A falta deste sorriso, que chamo de sorriso comprometido e sincero, não está ausente somente no comércio, mas também no atendimento como um todo, inclusive nos Call Centers, o famoso sorriso na voz, que hoje é muito difícil encontrar.

O sorriso, aliado ao comprometimento, a ética, a vontade, ao conhecimento do profissional de atendimento somado a transparência, inovação, ética e capacidade de resolver problemas por parte das empresas, faz com que os clientes se sintam encantados e se tornem fãs dos profissionais de atendimento, das empresas e dos seus produtos e/ou serviços.

A pesquisa e a nossa experiência, nos faz afirmar que o sorriso é o início, meio e fim do atendimento diferenciado e conquistador, porém, eles precisam vir sempre acompanhados de diversos fatores que mantenham não somente o sorriso verdadeiro do profissional de atendimento, mas principalmente que mantenham vivo dentro do cliente, aquele sentimento de satisfação e vontade de querer voltar outras vezes no seu estabelecimento, ligar na sua empresa, adquirir serviços e/ou produtos e ainda divulgarem este encantamento para outras pessoas, os chamados futuros clientes.

Como você faz para ter isso? Simples, contrate bem, treine melhor e exaustivamente, divulgue informações para as equipes de atendimento, vendas e suporte, ouça os seus profissionais, trate-os como pessoas e não como simples números, os ajudem no desenvolvimento e crescimento. Fazendo isso, sua empresa já está no caminho certo. Sorriso, não é tudo em atendimento, mas é boa parte deste tudo, pois sorriso é simpatia, alegria, encanto e quebra muitas barreiras. Pensem nisso!

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *