Doenças em Call Center

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Os Call Centers é um dos segmentos que mais empregam pessoas em nosso país. Porém, na maioria das vezes os clientes não sabem que do outro lado da linha, existem pessoas que também tem problemas, e as vezes, este problema é por se preocupar demais com o cliente.

Os atendentes são as principais vítimas de problemas de doenças nos Call Centers, pois primeiramente eles trabalham exclusivamente com headset (tipo de fone utilizado na função) e o computador. A falta de headsets de qualidade, o mau uso dos mesmos e a falta de conhecimento, podem causar problemas de audição devido ao volume alto, podendo inclusive chegar a surdez.

Esse tipo de trabalho também pode causar aos operadores algumas doenças referente ao esforço repetitivo (LER). Se não houver ações preventivas e cuidados especiais, as pessoas podem desenvolver um grau avançado da doença, podendo chegar a perder boa parte do movimento das mãos e a força na mesma.

Os stress do dia a dia pode também acarretar problemas psicológicos, cardíacos, como pressão alta, entre outros. Isso tudo devido a pressão para atingimentos de metas, o descaço com os operadores, que chegam as vezes a passar por humilhações perante aos colegas de trabalho, além de terem, em alguns momentos, que mentir ou enrolar o cliente, pois existem situações criadas pela empresa que não serão cumpridas, isso deixa o profissional de atendimento, aquele que de fato valoriza seu trabalho, o nome da empresa e a satisfação dos clientes, indignados, com isso, acabam passando mal, chegando inclusive a precisar de afastamento em alguns casos.

Infelizmente para os clientes e para as empresas, os profissionais que mais sofrem com este problemas são aqueles mais comprometidos e que levam a sério o seu trabalho e o respeito para com o cliente.

Para mudar esta realidade, alguns procedimentos precisam ser adotados de forma urgente. Para início, os atendentes de Call Center precisam usar fone de ouvido unilateral com um volume que varia de 60 à 90 decibéis, mas lembre-se que já existem estudos avançados que apontam que uma pessoa exposta à 80 decibéis terá problemas auditivos. Por isso, o acompanhamento, o monitoramento e a orientação são fundamentais.

Já nos casos de lesões por esforço repetitivo (LER), conhecida também como tendinite, que vem a ser uma inflamação do tendão por causa do excesso de repetições de um mesmo movimento diariamente, o recomendável é a famosa ginástica laboral, porém, devem ser feitas através de profissionais qualificados, para que os colaboradores sigam a risca os procedimentos.

Para finalizar este breve resumo, nos casos dos profissionais de Call Center que sofrem com a pressão psicológica para atingimento de metas, obtenção de resultados e a obtenção da satisfação do cliente, e com isso acabam tendo problemas de stress, síndrome do pânico, depressão, e doenças de base emocional como alergias, gripes, dores de estômago, dores de cabeça, irritabilidade, anemias e, aumento da pressão arterial, além do problema de assédio moral. A solução é uma readequação dos parâmetros das metas, torná-las claras, ser colocada ao grupo de uma forma que todos entendam e que tenham suporte e caminhos para o atingimento das mesmas e para a obtenção dos resultados esperados.

Além disso, é preciso cultivar um ambiente extremamente saudável e ter líderes muito bem preparados, para acima de tudo tratar os profissionais como pessoas de carne e osso, que respeitem suas dificuldades e as ajudem a crescer e progredir. É preciso ainda, respeitar os profissionais e os clientes, os bons profissionais ao ver algo errado e perceber que o cliente está sendo enganado ou enrolado, questionam e querem saber qual a verdadeira razão das coisas e a solução correta para se dar aos clientes, quando isso não acontece, este profissional se sente mal de não poder prestar ao cliente um serviço de qualidade e transparência.

Vale lembrar, que quando falamos em ambiente, falamos também da estrutura, como cadeiras ergonômicas, suportes para punhos, braços e antebraços, descanso para os pés, monitor na altura correta e com proteção de tela, lugar de trabalho confortável, iluminação e temperatura ideal no lugar de trabalho, hidratação, sessões de alongamentos e uma visão mais humana dos líderes quanto aos seus funcionários.

Na sua empresa muitos funcionários adoecem por questões tratadas acima? Sua empresa dá todo o suporte aos profissionais para evitar essas doenças? Sua empresa preserva a qualidade de vida? Você conhece alguém que passou por esta situação?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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