Você é um Empreendedor?

empreendedorismo

Vivemos hoje em dia uma verdadeira “febre” para se montar um negócio próprio, muitas pessoas vestem a camisa de empreendedor e se arriscam no mercado, com o sonho do sucesso e de uma vida mais tranquila financeiramente.

Mas não é bem assim que funcionam as coisas na realidade, tanto é que existem um grande número de empresas que fecham antes de completar seu primeiro ano de vida. Sem falar que a vida não é tão fácil como se pintam e o retorno financeiro não é imediato como muitos pensam.

Para quem busca o caminho do empreendedorismo já avisamos que não existe uma receita pronta para seguir e dizer que vai dar certo. Porém, existem características dominantes que o empreendedor precisa possuir para criar sua própria receita em busca do tão esperado sucesso, sem estas característica será muito difícil chegar ao objetivo.

A pessoa precisa possuir o que chamamos de espírito empreendedor, ou seja, um desejo intenso, que cresce dia após dia e é regado de muito entusiasmo e automotivação.

Outra característica fundamental é ter uma visão empreendedora, ou seja, ser muito observador, estar atento as oportunidades que surgem e ser ágil.

Iniciativa também é outra característica fundamental, ou seja, assim que percebeu uma oportunidade, é preciso buscar imediatamente os caminhos para viabilizar esta oportunidade, antes que alguém a coloque primeiro no mercado.

Ter planejamento, ou seja, ter nas mãos informações e conhecimentos bem apurados para estabelecer um plano de negócio de qualidade e rentabilidade, que precisa ser bem estruturado e sustentável, onde é preciso ser considerado todas as fases do projeto.

A disciplina é outra característica que não pode ser deixada de lado, pois é necessário ter organização, coerência e responsabilidade para seguir o planejamento e atingir as metas estipuladas.

Não podemos esquecer também da perseverança, afinal não podem faltar firmeza, determinação e confiança. É preciso ser persistente para não desistir frente aos obstáculos que vão aparecer, ou seja, onde muitos desistem, você continua.

Outra característica que não pode faltar é a que chamamos de aprendizagem empreendedora, que é aquela onde se aprende com paixão, prazer e muita dedicação.

A atitude inovadora é outra característica marcante do empreendedor, Dentro do mercado que vivemos hoje e viveremos no futuro, inovar é o único caminho para o sucesso e o reconhecimento, pois hoje, as pessoas querem novidades, avanços, produtos e/ou serviços que os diferencie dos demais.

Estas são as principais caraterísticas do empreendedor de sucesso, que podem e devem ser completadas com proatividade, liderança, negociação, senso crítico, habilidades interpessoais é ética.

Você é um empreendedor? Seus líderes são empreendedores? Na sua empresa existem verdadeiros empreendedores? Você sonha em ser um empreendedor? Se sim, mãos a obra, o caminho é longo.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *