Você é uma Pessoa Flexível?
Segundo o dicionário Michaelis, flexível significa: Que se pode curvar. Que se pode dobrar. Fácil de dobrar ou curvar sem quebrar. Maleável.
Hoje em dia muitas coisas mudaram, principalmente no que se refere a relacionamento, sendo assim, aquelas pessoas bravas, arrogantes, mal humoradas, que adotam a política tolerância zero, não tem mais espaço.
A forma de se relacionar hoje chama-se flexibilidade e não mais autoritarismo. A flexibilidade significa manter a mente aberta, receber de braços abertos ideias novas, pontos de vista diferentes, se adaptar as mudanças, se curvar um pouco para deixar um cliente feliz, entender as dificuldades e as opiniões dos liderados.
Precisamos admitir que não somos perfeitos, por isso erros são cometidos, sendo assim, as circunstâncias mudarão e novas informações surgirão com o objetivo de melhorar algo que não estava indo bem, desta forma, se você não for flexível o suficiente para rever suas atitudes, suas normas, políticas e procedimentos você perderá como empresa, clientes para outra empresa que são maleáveis, isso vale também para os colaboradores da sua empresa, que ao perceber que seus líderes não são pessoas flexíveis, irão embora, reforçar o concorrente.
Os líderes atuais não estão abertos apenas para as novas ideias, eles são devoradores de novas ideias, eles não são apenas adaptáveis, mas estão sempre ávidos para melhoras o jeito que as coisas são feitas, e isso precisa acontecer de forma rápida.
Quantas empresas não expõem claramente políticas inflexíveis, deixando os clientes sem opção, sendo obrigado a recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, redes sociais e etc.
As melhores empresas sabem que os procedimentos precisam ser flexíveis, tanto para os clientes como para os colaboradores, varejistas, por exemplo, promovem planos de pagamentos flexíveis para os seus clientes, já outras empresas, criam horários flexíveis para os seus colaboradores, e assim sucessivamente.
A flexibilidade deixa o relacionamento e o ambiente mais saudáveis e produtivos, trazendo os resultados esperados por todos, empresas, colaboradores e clientes.
Existe um velho provérbio chinês que aconselha os líderes a serem como bambu: fortes, robustos e firmemente enraizados, mas capazes de se curvar ao vento. Você pode ser líder ou não, mas quando se fala em prestar um excelente atendimento, esta deveria ser sua missão inflexível, já a forma como você concretiza esta missão precisa ser tão flexível quanto o bambu, pense nisso.
Você é afinal uma pessoa flexível? Seus líderes são flexíveis? Sua empresa é flexível?
Um grande abraço a todos!
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