Você Vende Honestamente?

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Se no ambiente social, a honestidade não é tão cobrada, não podemos dizer o mesmo quando se trata de relacionamento com o cliente, a chamada relação de consumo.

Mas infelizmente se não todas, com certeza, a maioria das pessoas já foram vítimas da desonestidade de um vendedor, atendente, gerente e etc., e não existe nada mais triste do que você ser enganado por alguém, principalmente quando você pensa em realizar um sonho e o vê frustrado.

Quando um cliente procura uma loja, restaurante, liga em um SAC e etc., ele quer ser atendido por alguém que ele possa confiar, alguém que vai dividir com ele uma compra, um atendimento, uma informação, mas nem sempre isso acontece.

Porém, quando um cliente percebe que aquele estabelecimento ou aquela central de atendimento tem em seu quadro pessoas que o enganam e que não são honestas, ele vai embora e não volta nunca mais, alguns ainda reclamam, outros não.

O cliente entra em uma loja por exemplo, veste uma calça e pergunta para o/a vendedor(a) como ficou, e na hora recebe uma resposta que ficou linda, sendo que não caiu nada bem. O cliente por sua vez acredita neste profissional desonesto e acaba levando a calça, ao chegar em casa, as pessoas falam que ficou horrível, dando um verdadeiro banho de água fria neste cliente, causando frustração e decepção.

Quem também já não foi comprar uma roupa e perguntou se aquela peça encolhe depois de lavar, e o vendedor sabia que encolhia, mas afirmou que não, outra frustração. Quantas outras enganações acontecem diariamente prejudicando diversos clientes. São pessoas que simplesmente pensam só em ganhar o dinheiro e bater a meta sem se preocupar com o bem estar e credibilidade do cliente, a chamada venda a qualquer custo.

Falando assim, parece que para vender e ganhar dinheiro é preciso ser desonesto com as pessoas, quando é exatamente o contrário. Quando você se transforma por exemplo, em um consultor de modas e fala exatamente para o cliente porque aquela calça, aquela blusa ou aquele vestido não ficou bom e apresenta outras alternativas, este cliente passa a confiar em você, com isso, compra até mais coisas, voltam sempre e ainda o indicam para outras pessoas.

Sendo assim, olhe no olho do seu cliente e se estiver ao telefone, fale de forma segura, sempre seja honesto passando somente a verdade, não seja desonesto com ninguém, pois com certeza, você não gostaria que fossem desonestos com você em uma situação parecida.

Seja honesto de fato, sem fingir, pois quem finge honestidade, está sendo desonesto duas vezes, uma por fingir ser honesto e a outra por ser desonesto.

Você já foi atendido por profissionais desonestos? Você é um profissional honesto ou desonesto? Você fala a verdade para o cliente? Sua empresa trata os clientes com honestidade ou não?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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