Você Vende Honestamente?
Se no ambiente social, a honestidade não é tão cobrada, não podemos dizer o mesmo quando se trata de relacionamento com o cliente, a chamada relação de consumo.
Mas infelizmente se não todas, com certeza, a maioria das pessoas já foram vítimas da desonestidade de um vendedor, atendente, gerente e etc., e não existe nada mais triste do que você ser enganado por alguém, principalmente quando você pensa em realizar um sonho e o vê frustrado.
Quando um cliente procura uma loja, restaurante, liga em um SAC e etc., ele quer ser atendido por alguém que ele possa confiar, alguém que vai dividir com ele uma compra, um atendimento, uma informação, mas nem sempre isso acontece.
Porém, quando um cliente percebe que aquele estabelecimento ou aquela central de atendimento tem em seu quadro pessoas que o enganam e que não são honestas, ele vai embora e não volta nunca mais, alguns ainda reclamam, outros não.
O cliente entra em uma loja por exemplo, veste uma calça e pergunta para o/a vendedor(a) como ficou, e na hora recebe uma resposta que ficou linda, sendo que não caiu nada bem. O cliente por sua vez acredita neste profissional desonesto e acaba levando a calça, ao chegar em casa, as pessoas falam que ficou horrível, dando um verdadeiro banho de água fria neste cliente, causando frustração e decepção.
Quem também já não foi comprar uma roupa e perguntou se aquela peça encolhe depois de lavar, e o vendedor sabia que encolhia, mas afirmou que não, outra frustração. Quantas outras enganações acontecem diariamente prejudicando diversos clientes. São pessoas que simplesmente pensam só em ganhar o dinheiro e bater a meta sem se preocupar com o bem estar e credibilidade do cliente, a chamada venda a qualquer custo.
Falando assim, parece que para vender e ganhar dinheiro é preciso ser desonesto com as pessoas, quando é exatamente o contrário. Quando você se transforma por exemplo, em um consultor de modas e fala exatamente para o cliente porque aquela calça, aquela blusa ou aquele vestido não ficou bom e apresenta outras alternativas, este cliente passa a confiar em você, com isso, compra até mais coisas, voltam sempre e ainda o indicam para outras pessoas.
Sendo assim, olhe no olho do seu cliente e se estiver ao telefone, fale de forma segura, sempre seja honesto passando somente a verdade, não seja desonesto com ninguém, pois com certeza, você não gostaria que fossem desonestos com você em uma situação parecida.
Seja honesto de fato, sem fingir, pois quem finge honestidade, está sendo desonesto duas vezes, uma por fingir ser honesto e a outra por ser desonesto.
Você já foi atendido por profissionais desonestos? Você é um profissional honesto ou desonesto? Você fala a verdade para o cliente? Sua empresa trata os clientes com honestidade ou não?
Um grande abraço a todos!
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