Cuidado com o Uso Indevido da Tecnologia
Infelizmente tem aumentado cada vez mais as reclamações sobre o mau atendimento prestado pelas empresas. Estas reclamações que tinham seu foco no atendimento telefônico, tem se expandido para outros canais.
A tecnologia tem ajudado a melhorar muitas coisas no mundo inteiro, e no atendimento não é diferente, porém, é preciso saber usá-la, caso contrário, o efeito pode ser contrário e trazer uma enorme dor de cabeça para as empresas e para quem faz o uso indevido.
A semana passada foi divulgada uma matéria, onde depois de oferecer um pacote, um funcionário da NET, adicionou uma jornalista no WhatsApp, onde ele começou a conversar com ela, e mesmo pedindo, ele se recusou a apagar o número e ainda afirmava ter acesso a dados de todos os clientes.
A jornalista por sua vez, relatou o ocorrido em uma rede social: “o cara me adicionou no WhatsApp sem permissão, me mandou estas mensagens, disse que eles têm acesso a todos os dados dos clientes, se recusou a deletar meu número, está levando tudo na brincadeira e me desafiou a processá-lo”.
Mas o problema não para por aí, pois diversas pessoas têm reclamado sobre conversas indesejadas de funcionários da NET. Segundo estas pessoas, os atendentes as adicionaram no WhatsApp e começaram a conversar depois de um atendimento.
Muitas pessoas aproveitaram os comentários da postagem feita pela jornalista, que já possui diversas curtidas e compartilhamentos, para contar problemas parecidos. Em um dos comentários, uma pessoa afirmou que um funcionário da NET a adicionou e perguntou se ela era comprometida.
Tivemos ainda outros relatos parecidos e duas pessoas que disseram ter passado por uma situação parecida, porém, com um atendente da VIVO e outro da TIM.
Com este avanço da tecnologia, é fundamental que as empresas tomem todo o cuidado, e repensem as políticas de segurança visando uma “blindagem” dos clientes, pois todos os dados estão ali a disposição dos profissionais de atendimento e não sabemos o que eles podem fazer com estas informações.
Quando falamos em relacionamento com clientes, a segurança dos mesmos é primordial e não pode jamais ser deixada em segundo plano. Depois do ocorrido, pelo Twitter, a empresa respondeu à jornalista afirmando que já estão tomando as providências em relação ao caso. Mas não podemos deixar as coisas chegarem a este ponto para tomar as devidas providências, é necessário que todos os riscos sejam sanados antes para que ninguém passe por estes tipos de problemas.
Você já passou por situação parecida? Como será que você reagiu e reagiria se isso acontecesse com você? Sua empresa tem políticas de segurança contra este tipo de problema?
Um grande abraço a todos!
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