Cuidado com o Uso Indevido da Tecnologia

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Infelizmente tem aumentado cada vez mais as reclamações sobre o mau atendimento prestado pelas empresas. Estas reclamações que tinham seu foco no atendimento telefônico, tem se expandido para outros canais.

A tecnologia tem ajudado a melhorar muitas coisas no mundo inteiro, e no atendimento não é diferente, porém, é preciso saber usá-la, caso contrário, o efeito pode ser contrário e trazer uma enorme dor de cabeça para as empresas e para quem faz o uso indevido.

A semana passada foi divulgada uma matéria, onde depois de oferecer um pacote, um funcionário da NET, adicionou uma jornalista no WhatsApp, onde ele começou a conversar com ela, e mesmo pedindo, ele se recusou a apagar o número e ainda afirmava ter acesso a dados de todos os clientes.

A jornalista por sua vez, relatou o ocorrido em uma rede social: “o cara me adicionou no WhatsApp sem permissão, me mandou estas mensagens, disse que eles têm acesso a todos os dados dos clientes, se recusou a deletar meu número, está levando tudo na brincadeira e me desafiou a processá-lo”.

Mas o problema não para por aí, pois diversas pessoas têm reclamado sobre conversas indesejadas de funcionários da NET. Segundo estas pessoas, os atendentes as adicionaram no WhatsApp e começaram a conversar depois de um atendimento.

Muitas pessoas aproveitaram os comentários da postagem feita pela jornalista, que já possui diversas curtidas e compartilhamentos, para contar problemas parecidos. Em um dos comentários, uma pessoa afirmou que um funcionário da NET a adicionou e perguntou se ela era comprometida.

Tivemos ainda outros relatos parecidos e duas pessoas que disseram ter passado por uma situação parecida, porém, com um atendente da VIVO e outro da TIM.

Com este avanço da tecnologia, é fundamental que as empresas tomem todo o cuidado, e repensem as políticas de segurança visando uma “blindagem” dos clientes, pois todos os dados estão ali a disposição dos profissionais de atendimento e não sabemos o que eles podem fazer com estas informações.

Quando falamos em relacionamento com clientes, a segurança dos mesmos é primordial e não pode jamais ser deixada em segundo plano. Depois do ocorrido, pelo Twitter, a empresa respondeu à jornalista afirmando que já estão tomando as providências em relação ao caso. Mas não podemos deixar as coisas chegarem a este ponto para tomar as devidas providências, é necessário que todos os riscos sejam sanados antes para que ninguém passe por estes tipos de problemas.

Você já passou por situação parecida? Como será que você reagiu e reagiria se isso acontecesse com você? Sua empresa tem políticas de segurança contra este tipo de problema?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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