Você Conhece o seu Produto/Serviço?

conhecimento

Se antigamente já era complicado, hoje em dia é totalmente inadmissível  profissional de atendimento de uma empresa não conhecer o produto e/ou serviço que sua empresa vende.

Imagine você chegar a um posto de gasolina e pedir para o frentista abastecer seu carro, verificar o nível da água e do óleo, e o frentista pergunta para você onde fica o reservatório de água e do óleo. Como você vai reagir? Vai fazer o serviço lá mesmo? Vai voltar neste posto no futuro?

Imagine ainda, você dentro de uma sala de aula e o professor “tentando” ensinar uma matéria que ele não conhece. Qual seria sua reação de aluno? Continuaria nesta faculdade? Iria reclamar na Reitoria sobre este professor?

Agora imagine você entrando em uma loja ou telefonando para o SAC de uma empresa e o atendente dá um verdadeiro show de atendimento, com educação, postura e um conhecimento do produto e/ou serviço jamais visto. Com certeza, a sua motivação para adquirir algo desta empresa será enorme e dificilmente você não vai fechar o negócio.

Com este tipo de atendimento o cliente se sente seguro, tendo a certeza de que está comprando o produto e/ou serviço certo e que de fato vai atender suas necessidades. Desta forma, é fundamental e obrigatório, que os atendentes conheçam tudo, mas tudo mesmo sobre os produtos e/ou serviços que a empresa vende, e para conhecer tudo, com este grau necessário de detalhes, somente através de treinamentos contínuos e muito bem elaborados.

As lideranças precisam estar atentas e fazer constantemente acompanhamentos de desempenhos dos seus liderados, evitando com isso, surpresas desagradáveis para os clientes e para as empresas.

Pior que não atender ou demorar a atender um cliente é atender errado, passando informações erradas, prometendo o que não existe, deixando de esclarecer dúvidas e não dando a atenção esperada e necessária.

Um cliente mal informado, mal atendido e não respeitado, com certeza não volta e vai falar mal da sua empresa, do seu atendimento, do seu produto e/ou serviços para diversas pessoas, causando sérios problemas futuros.

Você como cliente ama ser bem atendido, respeitado e receber todas as informações necessárias do atendente que o atende, sendo assim, quando você for o atendente, faça o mesmo para o cliente que você atende.

Você já desistiu de alguma compra porque o atendente não conhecia o produto e/ou serviço? Você deixou de dar alguma informação ao cliente por não conhecer o produto e/ou serviço da sua empresa? Você conhece todos os detalhes dos produtos e/ou serviços da sua empresa?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *